DestaquesPolítica

Câmara promove audiência pública para discutir o direito à saúde da criança e do adolescente

 

A 72ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campina Grande, realizada nesta quinta-feira (18), sob a presidência do vereador Alexandre Pereira (UNIÃO) e secretariada por Luciano Breno (PP).

Olímpio Oliveira (UNIÃO) abriu o pequeno expediente falando sobre a Audiência Pública de sua autoria, que será realizada nesta sexta-feira (19) às 10hs, para tratar sobre o direito fundamental à saúde da criança e do adolescente. O vereador disse que a sua propositura é devido a negligência com esse público, não só no âmbito público, mas também no âmbito privado.

O vereador disse que é preciso cobrar dos planos de saúde, que vendem o serviço de pediatria, no entanto, por ter apenas um hospital privado responsável pelo atendimento, a população busca pelo serviço e não encontra. Com relação a isso, Olímpio disse que o plano não menciona que só existe uma opção na cidade e que é preciso dialogar com a Prefeitura de Campina Grande para saber como anda o cronograma para a entrega do Hospital da Criança e conversar também com os planos de saúde.

Sobre a audiência, Dr. Valdé perguntou se o vereador convidou o secretário de saúde Dr. Gilney Porto e o coordenador de saúde bucal do município Tony Peixoto.

Em relação ao coordenador de saúde bucal, mencionou que o mesmo já se dispôs a vir discutir na CASA o tema, e que essa também pode ser uma oportunidade, visto que a saúde bucal na infância é um tema de grande relevância.

Ele também mencionou a respeito de um projeto de sua autoria neste sentido, que propõe que as UBS se responsabilizem pelas escolas e creches próximas às unidades, com realização de palestras e escovação supervisionada. ”Com apenas boa vontade e colocando a UBS para fazer palestras, as crianças irão escovar os dentes e evitar cáries e formação de tártaros” – disse.

Com relação aos planos de saúde, o vereador disse que eles praticamente não falam o que se tem direito e não informam que existe apenas um hospital de referência para atender essas crianças, e assim mesmo, muitas vezes não são atendidas pela falta de insumos e medicamentos, precisando recorrer ao SUS para o atendimento pediátrico.

Alexandre Pereira (UNIÃO) informou que a I Conferência de Saúde do Trabalhador está iniciando no dia de hoje, no Teatro Municipal Severino Cabral, e que é fruto do trabalho do secretário Dr. Gilney Porto e da Secretaria de Saúde. ”Isso mostra o compromisso da gestão com a saúde do trabalhador” – ressaltou.

Sobre os temas tratados anteriormente, o vereador iniciou a sua fala mencionando as dificuldades que os gestores encontram para gerir o que é público, visto que o estado é grande e engendrado e que apesar das facilidades que existem atualmente, o gestor muitas vezes não é o responsável pela demora na execução, visto que depende de licitações e outras burocracias. No que diz respeito ao Hospital da Criança, ele informou que já foi assinado pela gestão municipal, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), junto à Dra. Adriana (Ministério Público), com o compromisso para a entrega do Hospital da Criança e do Adolescente.

Nesta problemática da pediatria, ele informou que Campina Grande não chega a ter 60 médicos pediatras, e que a maioria dos novos médicos, não querem se especializar na área, por ser uma área muito sensível. Além disso, o Hospital que atende crianças com doenças raras, é o Hospital Universitário Alcides Carneiro. ”Eu sou oposição ao governo do Estado, mas eu peço a Deus que o Hospital de Clínicas saia”, concluiu.

Pimentel Filho (PSD) destacou os problemas encontrados no Hospital Universitário Alcides Carneiro e no João XXIII, registrando que um amigo precisou ser transferido para o Metropolitano em João Pessoa, para ter a sua vida salva.

Sobre o João XXIII, ele ainda informou que o hospital atende a população, mas que inexplicavelmente os atendimentos são apenas para pessoas das cidades circunvizinhas do interior da Paraíba, enquanto que as pessoas de Campina Grande que estão nas UPAs precisando ser internados, não conseguem regulação.

O vereador disse que deveria ser feita de forma conjunta por todos os vereadores, uma denúncia formalmente do HUAC, junto ao Ministério Público, para que o órgão tome uma providência sobre o que está ocorrendo.

 

PAVIMENTAÇÃO

 Waldeny Santana (UNIÃO) subiu à Tribuna apenas para agradecer as ações de pavimentação da SESUMA, ressaltando os trabalhos que estão sendo realizados no Jardim Continental e nos Cuités. ”As chuvas têm ficado mais escassas e agora o governo está dando esta resposta com a operação tapa buracos” – disse.

Ele também informou que já se tem a ordem de serviço de pavimentação com as ações sendo realizadas, de 33 ruas no Distrito de São José da Mata, mas que a meta da gestão municipal é realizar a pavimentação de todas as ruas da cidade, com o maior programa de pavimentação do município. ”Meu coração anseia para que esse programa ganhe rapidez na sua execução”, finalizou.

O vereador Alexandre Pereira encerrou os trabalhos, convidando os parlamentares para a Audiência Pública a ser realizada nesta sexta-feira (19), em formato híbrido, a partir das 9h30.

Acompanhe tudo que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br ou pelos novos canais no youtube e facebook (camaracg oficial)

DIVICOM/CMCG

Foto: Josenildo Costa



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo