Campanha da STTP e Sitrans foca passageiro no uso de máscara dentro do transporte coletivo

Uma parceria entre a STTP e as empresas de transporte coletivo de Campina Grande está promovendo, desde a última segunda-feira, 18, uma campanha social e educativa objetivando a utilização de máscaras de proteção individual pelos passageiros, tudo para combater a proliferação do novo coronavírus durante as viagens.

De acordo com o planejamento da campanha, toda a frota de ônibus em operação durante o período de pandemia, está exibindo, no totem do letreiro de destino de cada veículo, a frase “Use a máscara! Eu cuido de você, você cuida de mim.”

Já nos demais veículos da campanha, quatro ônibus (1 por empresa) estão exibindo uma adesivagem nas laterais com uma imagem de passageiro, seguida da mensagem “Sua atitude salva vidas. Use Máscara.” O mesmo título está sendo utilizado na traseira de 20 ônibus, em forma de busdoor.

De acordo com a STTP, em meio à pandemia a iniciativa visa atender as medidas do Decreto Municipal que obriga motoristas e usuários do transporte coletivo a usarem máscaras, além do respeito ao distanciamento entre os assentos, e que se evite os horários de pico ou até mesmo as viagens em pé.

Para o superintendente Félix Neto, “a veiculação da campanha com a recomendação do uso de máscara é mais uma ação da Prefeitura, em parceria com as empresas de ônibus, justamente para preservar a saúde da população, diminuindo a velocidade de contágio do novo coronavírus”, disse o dirigente da STTP.

Antes mesmo da obrigatoriedade de uso, a Prefeitura deu início à distribuição gratuita de 500 mil máscaras, que vem ocorrendo diariamente no Terminal de Integração, nos pontos de ônibus, comércio, nas filas de agências da Caixa Econômica Federal e lotéricas.

Vale lembrar que o uso da máscara é uma recomendação do Ministério da Saúde, e não substitui outras práticas necessárias, como a higienização frequente das mãos, isolamento social e o não compartilhamento de objetos de uso pessoal.

Cuidados Importantes sobre o uso da máscara: A máscara é de uso individual; Use por cerca de duas horas (após o período o tecido perde a eficácia; Lave com água e sabão neutro; Se possível, passe com ferro quente; Separe um recipiente ou saco plástico para guardar a máscara limpa, e deixar de molho por 30 minutos em solução com água sanitária ou desinfetante

Como usar e manusear a máscara corretamente: Lave as mãos antes de colocar a máscara; A máscara deve cobrir o queixo e nariz; Ela deve ficar justa ao rosto, sem espaço nas laterais;  Não toque no pano da máscara e não a remova para falar; Tire a máscara pelas alças laterais e higienize as mãos, e Faça a higienização das mãos após o uso.

Codecom PMCG

Comments are closed.