DestaquesSaúde

Campanha Outubro Rosa: HUAC e Prefeitura promovem mutirão de consultas e mamografias

 

Em comemoração à Campanha Outubro Rosa, a Prefeitura de Campina Grande, em parceria com o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), está promovendo um mutirão de 300 consultas clínicas em mastologia. As pacientes atendidas sairão da consulta com suas mamografias agendadas, e, caso seja necessário, poderão realizar o tratamento no próprio HUAC.

Os agendamentos para as consultas acontecem exclusivamente pelo WhatsApp, no número (83) 99671-5789, entre os dias 25 de setembro e 2 de outubro. As pacientes devem apresentar cartão do SUS, identidade e CPF no ato da marcação. O atendimento ocorre nos turnos da manhã, das 8h às 12h, e da tarde, das 14h às 17h. As consultas serão realizadas entre os dias 7 e 10 de outubro na Unidade de Saúde da Mulher do HUAC, localizada na Rua Dr. Carlos Chagas, 41, bairro São José.

Para participar do mutirão, as mulheres devem ter mais de 40 anos e já terem realizado um exame de mamografia há mais de um ano. A unidade é vinculada à Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) e atende apenas pacientes que possuam o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) do município de Campina Grande.

A ação faz parte da Campanha Outubro Rosa, que busca sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Este tipo de neoplasia é a mais incidente entre as mulheres brasileiras, com estimativas de cerca de 66 novos casos a cada 100 mil mulheres no Brasil para o triênio 2023-2025. A mamografia, considerada o padrão ouro no rastreamento da doença, é essencial para aumentar as chances de diagnóstico precoce e tratamento eficaz.

Hospital de Amor – Neste Outubro Rosa, o Hospital de Amor também estará ofertando exames de mamografia diariamente. O agendamento é realizado via Sistema de Regulação (SISREG), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O Hospital de Amor foi inaugurado neste mês e vai atender até 350 mulheres por dia, com consultas e exames diagnósticos de rastreamento dos cânceres de mama, de colo do útero e de pele.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo