NotíciasSaúde

Campanha presta ajuda a acidentados e pessoas com mobilidade reduzida em Campina Grande

aCom o objetivo de fortalecer o banco de empréstimo de equipamentos ortopédicos, criado em 2014, a Cooperativa Paraibana de Portadores de Deficiência (COPPD), lança uma campanha para receber doações de cadeiras de rodas, muletas e andadores, entre outros equipamentos.

O banco de empréstimo da COPPD beneficia vítimas de acidentes de trânsito que não têm condições financeiras de adquirir os equipamentos. Eduardo Florentino, coordenador da ação, ressalta que o banco de empréstimos funciona o ano todo, assim, em qualquer momento o interessado pode doar o equipamento sem uso à cooperativa. “Estamos fazendo um apelo a quem tem algum tipo desses equipamentos em casa e não esteja usando para doá-lo à cooperativa. Assim poderemos reaproveitar esse material e disponibilizar para pessoas que realmente necessitam deles”, explica.

A ação faz parte do “Dia de Cooperar”, também chamado de “Dia C”, que incentiva o voluntariado em cooperativas de todo o país. Impulsionado pelo Sistema OCB*, este movimento de transformação social atualmente conta com a participação de aproximadamente 900 cooperativas em todo o país.

Em Campina Grande, além da COPPD, cooperativas como a Creduni, a Cooperural e a Cooconvenpro também têm ações para o “Dia C”, e trabalham com projetos de doações de livros, revitalização de praça e doação de medicamentos para idosos, respectivamente.

Por dentro do “Dia C”

O “Dia de Cooperar” (Dia C) é um movimento de voluntariado desenvolvido pelo sistema cooperativista brasileiro que conta com a participação efetiva das cooperativas como idealizadoras e mantenedoras dos projetos. O objetivo é promover e estimular a integração das ações voluntárias, de Norte a Sul do país de forma permanente. Uma vez por ano, as cooperativas realizam uma grande celebração do Dia C de forma simultânea em todo o Brasil. Este ano foi escolhido o primeiro sábado de julho (4/7), quando se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo. A escolha não é aleatória, pois a data tem como tema em 2015 “Escolha cooperativismo, escolha equidade” e tem como objetivo chamar a atenção para o aumento das desigualdades sociais e adotar ações para reverter esse quadro. O Dia C busca concretizar um dos mais importantes valores cooperativistas: o interesse pela comunidade. Em 2014, o Dia C beneficiou quase um milhão de pessoas, contou com cerca de 900 cooperativas totalizando 65 mil voluntários em todo o país. Cooperativas interessadas em participar desse grande movimento nacional podem buscar informações no site: diac.brasilcooperativo.coop.br e com a unidade do Sescoop** em seu estado.

* Sistema OCB – Composto pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop).

* Sistema OCB/PB – Formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado da Paraíba (OCB/PB) e pelo Sescoop/PB.

** Sescoop – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo

Serviço:

COPPD

Praça Clementino Procópio, 119

Centro – Campina Grande

Fone: 3322-6538 

Agendamento de entrevistas ou mais informações:

Dia C – Paraíba

Sugestão de fonte para entrevista:

Eduardo Florentino

Diretor Financeiro – COPPD

(83) 3222 6538 / 8630 0929

coppdcg@gmail.com

A ação faz parte do “Dia de Cooperar”, também chamado de “Dia C”, que incentiva o voluntariado em cooperativas de todo o país.

Impulsionado pelo Sistema OCB, este movimento de transformação social atualmente conta com a adesão de 26 estados e é desenvolvido por quase 900 cooperativas.

 

Ex-Libris Comunicação Integrada

Edgard Léda: edgard@libris.com.br – (11) 3266-6088 r. 212

Julio Moreira: julio@libris.com.br – (11) 3266-6088 r.: 233

Vinicius Abbate: vinicius@libris.com.br – (11) 3266-6088 r.: 225



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo