Candidatos fazem provas de Produção Textual, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Estrangeira no primeiro dia do Vestibular 2014

aOs mais de 28 mil candidatos inscritos no Vestibular 2014 da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) estão realizando, neste domingo, 1º de dezembro, primeiro dia de avaliação do processo seletivo, as provas de Produção Textual, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Estrangeira, aplicadas para todas as áreas. 

Os portões dos locais de provas foram abertos pontualmente às 7h30. Todos os candidatos passaram por detectores de metais para ter acesso ao local de prova. Os exames tiveram início às 8h, nas cidades de Campina Grande, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos, Araruna e Sousa. A aplicação das provas prossegue até às 13h. Neste primeiro dia de avaliações, todo o processo está ocorrendo dentro da normalidade e nenhum incidente foi verificado até o momento.

A Comissão Permanente de Concursos (CPCON) conta com uma equipe de 3 mil colaboradores, entre coordenadores, subcoordenadores, fiscais de setor, fiscais de sala, fiscais de inspeção, apoio e fiscais especiais, trabalhando no Vestibular 2014. Às 14h deste domingo, a Comissão vai divulgar o gabarito e disponibilizar as provas do primeiro dia de processo seletivo no site da CPCON (www.comvest.uepb.edu.br). O total de abstenções somente será divulgado ao final do concurso.

O Vestibular 2014 da UEPB prossegue nesta segunda-feira (2), quando os candidatos da área I farão provas de Química, Física e Matemática, além de Biologia para os candidatos inscritos para o Curso de Ciências da Natureza. Os concorrentes da área II farão provas de Química, Física e Biologia; os da área III provas de História e Geografia, além de Matemática para os inscritos nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. E os candidatos da área IV responderão às questões das provas de Química, Física, Biologia e Matemática.

Inscritos e atendimento especial

Ao todo, 28.546 candidatos se inscreveram no processo seletivo deste ano, sendo 12.108 no sistema de cota universal e 16.438 na cota de inclusão. Eles disputam uma das 2.884 vagas ofertadas, distribuídas em 50% para a cota universal e 50% para a cota de inclusão. As outras 2.884 vagas para ingresso na Universidade são ofertadas pelo Enem-SiSU, conforme as normas da Resolução UEPB/CONSEPE/013/2013.

Este ano, o Vestibular da UEPB disponibilizou a prova em braile para os candidatos inscritos que possuem deficiência visual, mas nenhum candidato solicitou este tipo de prova. No entanto, quatro candidatos com deficiência visual solicitaram atendimento especial para a realização das provas (um em Campina Grande, um em Catolé do Rocha, um em Patos e um em Guarabira). Além desses, estão recebendo atendimento especial quatro candidatos portadores de deficiência física (três em Campina Grande e um em João Pessoa).

Desempenho

Uma novidade do processo seletivo deste ano é a nota mínima de classificação, que passou a ser de 100 pontos. Ou seja, o candidato tem que acertar pelo menos 10% do total de acertos de cada prova para não ser eliminado. Antes bastava o concorrente atingir a nota mínima (0,1 ponto) que continuava na disputa.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo