Cotidiano

CARNAVAL DA PAZ – Santa Missa celebrada pelo Bispo de Campina Grande marca segundo dia do 24º Crescer

O segundo dia de programação do 24º Crescer foi marcado por Solene Concelebração Eucarística, presidida pelo Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, neste domingo,(14). Concelebrada pelo Padre André Moraes, da Paróquia da Barra de Santana, a missa contou, ainda, com o auxílio litúrgico do diácono Anchieta Araújo e de seminaristas.

Em sua homilia, o Bispo aprofundou a palavra da liturgia deste 6º domingo do tempo comum, refletindo sobre o evangelho segundo Marcos, capítulo 1, em que “Um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: ‘Se queres tens o poder de curar-me’. Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: ‘Eu quero: fica curado”!

Instruiu que a maior lepra da vida espiritual é o pecado, que afasta os cristãos de Deus, relembrando também que Jesus feriu-se ao descer do Céu para socorrer a humanidade. Destacou ainda que, assim como a fé do leproso o salvou, também aos cristãos é dado o direito de, se pedirem e tiverem fé, serem purificados com o sangue redentor do Cristo.

Dada à reflexão litúrgica, o Bispo pautou-se em conjecturar sobre o tema do 24º Crescer, “Família, Casa da Palavra e da Esperança”. Primeiro, disse que a família é um santuário criado por Deus na terra e que a união e a paz nas famílias são consequências de uma vida de fé, esperança e amor.

Em seguida, afirmou que Deus espera que o homem seja bom e fiel marido; da mulher, que seja sujeita a tudo o que é reto e justo, que seja mãe exemplar; e dos filhos, obediência, que sigam os exemplos dos pais, como representantes de Deus no seio familiar.

Finalmente, às famílias que se esforçam a seguir os ensinamentos do evangelho, garantiu que Cristo oferece força e coragem para vencer as dificuldades e ainda, socorro nas dores e tribulações. Por fim, Dom Dulcênio desejou que as famílias vivenciem o Crescer e transformem seus lares em casas de palavra e de esperança.

Pregações

Neste segundo dia de encontro, a programação contou ainda com show católico do Ministério de Música Viver em Cristo, da Comunidade de São Pio X, pregação do Padre Gabriel Vila Verde, de Salvador, com o tema “Família, Escola das Virtudes”, pregação do Pe. Roger Luís e orações por Cura Interior, conduzidas pela missionária da Comunidade da Pia União das Irmãs da Copiosa Redenção, Irmã Zélia, de Ponta Grossa – Paraná.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo