Saúde

Centro de Parto Normal do Isea é habilitado pelo Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde (MS) publicou na última terça-feira, 06, a habilitação do serviço do Centro de Parto Normal do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (CPN/Isea). Os técnicos do MS visitaram o CPN no final do mês de julho. A habilitação atesta a qualidade do serviço prestado pela unidade e comprova que o trabalho está sendo realizado conforme preconizam as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Com a habilitação, a Secretaria Municipal de Saúde garante também recursos para o custeio do serviço. O CPN foi construído pela Prefeitura de Campina Grande e tem mais de um ano de funcionamento. A unidade realiza partos do tipo normal e de forma humanizada, atendendo a todos os desejos das gestantes para um parto o mais confortável possível. Durante os doze primeiros meses, 471 crianças nasceram no local.

O Centro tem cinco salas de parto. Algumas são equipadas com chuveiro especial para parto no banho, banheira, cadeira especial e macas específicas para o procedimento normal. Além dos médicos, também trabalham na unidade enfermeiras obstétricas, que utilizam diversos recursos para satisfazer a vontade das mulheres e favorecer o nascimento saudável.

Para serem atendidas no CPN, as mulheres precisam preencher a uma série de requisitos, como fazer todas as consultas de pré-natal e não apresentar fatores de risco. O objetivo é incentivar o parto normal, que é mais saudável para os bebês e para as mamães. Desde 2013, a maternidade do Isea vem conseguindo ampliar o número de partos normais, em detrimento dos procedimentos cesáreos.

A Prefeitura de Campina Grande já investiu mais de R$ 5 milhões no Isea, nos últimos sete anos. Além do CPN, também foi construída a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, foi realizada a reforma da recepção, construção de novas enfermarias com leitos, consultórios, implantação do setor de classificação de risco, abertura da UTI materna e a ampliação da UTI neonatal.

Codecom PMCG 



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo