Cerveja é bebida que tem mais a cara do brasileiro, segundo Ibope

No país, a bebida é citada por 59% dos entrevistados 

  • Bahia lidera entre os estados, com 77% dos entrevistados mencionando a bebida.
  • Nordeste e Sudeste são as regiões que mais apontam a cerveja como a cara do brasileiro, com 65% e 62%, respectivamente.
  • As classes A/B são as que mais citam a cerveja como a cara dos brasileiros com 63% de menções.
  • Homens e mulheres têm um pouco de distância na mesma opinião, com 61% e 52%, respectivamente.

Segundo pesquisa divulgada pelo IBOPE, a cerveja é a bebida que tem mais cara do brasileiro. Em todo o país, a paixão nacional é citada por 59% da população. O segundo lugar ficou com os refrigerantes com 12% e o terceiro, a cachaça que teve 11% dos votos.

Os perfis que mais citaram a bebida como cara do brasileiro são os homens, maiores de 54 anos (60 – 65%) de classe social A e B (63%) ao contrário das classes menores, C e D (56%).

A análise foi feita de forma quantitativa em todo o país, e entrevistados 1.958 pessoas, sendo homens e mulheres, maiores de 18 anos, das classes A, B, C, D e E entre sete a 11 de novembro de 2013.  A margem de erro é de dois pontos porcentuais (2 p.p.) para mais ou para menos para a leitura do total Brasil.

Estados – A Bahia lidera entre os estados, com 77% dos entrevistados mencionando a cerveja como a bebida que tem mais a cara do Brasil. Logo na sequência vêm Rio de Janeiro (68%) e São Paulo (63%).

Regiões – Com relação às regiões, os moradores do Nordeste (65%)e do Sudeste (62%) são os que se destacam na menção à cerveja como a cara dos brasileiros.

Classes sociais – Entre as classes sociais, o destaque vai para o segmento A/B, no qual 63% dos entrevistados apontam a cerveja como a cara dos brasileiros. Em seguida vêm as classes C (59%) e D e E (56%).

Gênero – Homens registram número ligeiramente superior ao das mulheres nesse tipo de indicação. Entre os entrevistados do sexo masculino, 61% destacam a cerveja como bebida que mais tem a cara dos brasileiros, ao passo que as entrevistadas respondem por 52% das menções à cerveja.

Sobre a CervBrasil

Criada em maio de 2012, a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) reúne as quatro maiores fabricantes de bebida do país, que respondem por cerca de 96% do mercado.  Desde sua fundação, a entidade trabalha em prol do interesse comum das empresas em fortalecer o setor e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico nacional. A entidade tem como missão incentivar o desenvolvimento sustentável do setor cervejeiro brasileiro. Entre seus pilares de atuação estão a contribuição socioeconômica e o consumo responsável.

Mais Informações

Indentité Assessoria

Márcio Dal Rio

marcio@identite.com.br
Telefone: 11.98713-0088

Thamy Hirata

thamy@identite.com.br
Telefone: 11.5539-1461

Comments are closed.