Cícero destina R$ 14 milhões para colaborar com o fim dos lixões nos municípios da Paraíba

foto google
foto google

Visando a implantação e melhoria dos sistemas púbicos gestão do lixo, o senador paraibano Cícero Lucena (PSDB), destinou emenda de bancada no valor de R$ 14,4 milhões no Orçamento Geral da União (OGU) 2014. Os recursos devem ser aplicados nos municípios com até 50 mil habitantes que além dos sistemas de gerenciamento, também poderão adquirir caminhões compactadores de lixo.

Cícero Lucena voltou a alertar para urgente necessidade de apoio do Governo Federal aos municípios brasileiros para colocar fim aos lixões até agosto de 2014, como determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10). A maioria dos municípios, na sua opinião,  não tem condição financeira para elaborar e executar os projetos. “Além disso, não vejo nenhum movimento da União no sentido de auxiliar os gestores”, reclamou.

Quando prefeito de João Pessoa, Cícero conseguiu acabar com o lixão do Róger e substituí-lo por um aterro sanitário que até hoje atende toda região metropolitana da capital paraibana. Essa experiência da capital paraibana inspirou a solução do problema por vários municípios Brasil a fora e foi premiada internacionalmente, em evento na Espanha, em 2004.

Em 5 de agosto de 2003 , a prefeitura fechou definitivamente o lixão do Roger. Nesta mesma data, abriu o aterro sanitário de João Pessoa, quando, à época, a cidade fazia 419 anos de história. A iniciativa foi reverenciada por entidades ambientais e ganhou prêmios no Brasil e no exterior.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo