Cientistas criam teste para Covid-19 com resultados em 30 minutos

Cientistas do Departamento de Ciências de Engenharia da Universidade de Oxford e do Centro de Pesquisa Avançada Oxford Suzhou (OSCAR), no Reino Unido, desenvolveram um teste para o diagnóstico da Covid-19, que demora somente meia-hora para apresentar resultados. A equipe de investigadores britânicos, liderada pelos professores Zhanfeng Cui e Wei Huang, está trabalhando exaustivamente para melhorar os recursos de diagnóstico da doença que já atinge cerca de 240 mil pessoas e matou quase 10 mil em todo o mundo.

Além da rapidez, o teste recorre a instrumentos simples. De acordo com os cientistas, os testes de RNA viral utilizados atualmente demoram entre uma hora e meia a duas para ter resultados. Já a nova técnica fornece informação três vezes mais rápido.

O teste opera tendo como base um instrumento térmico que mantém uma temperatura regular de modo a fazer a transcrição reversa do RNA e a amplificação do DNA. Uma outra vantagem da nova tecnologia, é que os resultados podem ser lidos a olho nu, o que ajuda sobretudo indivíduos que vivem em países ou zonas mais economicamente desfavorecidas ou isoladas.

Neste momento, os cientistas estão trabalhando na formulação de um dispositivo integrado de modo a que o teste possa ser usado em clínicas, hospitais, aeroportos ou em casa.

Notícias Ao Minuto Brasil

Load More Related Articles
Load More By Ionete Ramos
Load More In Mundo
Comments are closed.