Mundo

Cientistas fazem alerta sobre transmissão da covid-19 pelo ar

Mais de 239 cientistas de 32 países estão pedindo à Organização Mundial de Saúde (OMS) que reveja as recomendações que tem divulgado referentes ao coronavírus, alegando que existem indícios de que a Covid-19 também se transmite pelo ar.

De acordo com o New York Times, que teve acesso à versão inicial de uma carta aberta assinada pelas duas centenas de cientistas, há provas de que o novo vírus pode estar presente no ar através de pequenas partículas e, assim, infectar as pessoas.

Ou seja, espaços mal ventilados ou com muitas pessoas podem ser locais ainda mais propícios à propagação do coronavírus.

Ainda segundo o documento – que deverá ser divulgado na próxima semana na revista científica ‘Clinical Infectious Diseases’, da Universidade de Oxford – a OMS apenas tem alertado para o risco de transmissão da Covid-19 pelo contato físico ou pela disseminação de pequenas gotículas respiratórias que são expelidas nos espirros, por exemplo. Os cientistas acreditam que não estão sendo consideradas gotículas menores que ficam no ar e não caem rapidamente para o chão ou superfícies, como sustenta a OMS.

Em declarações à referida publicação norte-americana, Linsey Marr, co-signatária desta carta e especialista da Universidade Virgina Tech, nos EUA, argumentou que a maior das experiências realizadas pela OMS são feitas em ambientes hospitalares, onde há uma boa ventilação do ar. Uma situação que se opõem ao que acontece na maioria dos espaços interiores, onde “a taxa de renovação do ar é muito baixa, permitindo que o vírus se acumule no ar e represente um risco maior.”

As duas centenas de especialistas deixam ainda a sugestão de que poderia passar a ser obrigatório o uso de máscara de proteção individual no interior de espaço fechados, independentemente do distanciamento social, tal como deveriam ser adaptados sistemas de ventilação em lugares propícios a aglomeração de pessoas como escolas, lares de idosos e empresas.

Notícias Ao Minuto Brasil



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo