Cinco dicas para esinar os filhos a empreender

A primeira referência comportamental de uma criança vem dos pais. Por isso, elas tendem a copiar seus trejeitos, hábitos de vida e até mesmo se inspiram em que carreira querem seguir. Segundo estudo realizado pela Fundação Kovacs, na Espanha, com mais de 4 mil adolescentes e 7 mil pais, a conduta dos pais influencia diretamente em seu futuro.

E esse fenômeno aconteceu com Rogério Gabriel, fundador e presidente da MoveEdu. Nascido em uma família de empreendedores do segmento alimentício, o empresário tinha como hobby acompanhar seu pai nas negociações do comércio. Com esse hábito, nasceu o desejo de trilhar o mesmo caminho e se tornar dono do seu próprio negócio. “Desde muito cedo, participei de uma forma saudável da rotina de trabalho do meu pai. Naquela época, os contratos eram fechados por meio de escambo, então, a  negociação foi uma das primeiras habilidades que desenvolvi. Essa parceria foi fundamental para o meu crescimento”, comenta.

Para os pais que almejam preparar seus filhos para atuar neste segmento, o empresário Rogério Gabriel, que construiu um império educacional, atualmente, com 1,2 mil franquias e faturamento de R$600 milhões, aponta quatro habilidades que podem ser aplicadas no cotidiano dos filhos, e assim, desenvolver características que ajudarão no futuro e incentivarão seu lado empreendedor.

  • DEFINA METAS: Um sábio empreendedor sabe que para que os negócios fluam bem, é necessário ter objetivos. Por isso, ensine na prática. “Se ele tem como meta comprar um brinquedo, mostre que se economizar a mesada, em média, uns três meses, logo terá seu presente em mãos. Mas, se não tiver foco e gastar, deve estar ciente que vai demorar muito mais tempo para conquistar o alvo”, complementa.
  • ENVOLVA NAS NEGOCIAÇÕES DA FAMÍLIA: Um planejamento financeiro é fundamental para que as contas mensais estejam em dia e que os planos, como viagens, passeios e datas festivas saiam do papel. “Sempre faça uma reunião em família, com a participação dos filhos, para que desde cedo, tenham conhecimento e habilidade com essa ação”, afirma.
  • NÃO IMPONHA CARREIRA: Quem gosta de fazer alguma coisa obrigatoriamente? Da mesma forma, é a definição da carreira que deve seguir. É comum, que os parentes queiram que os filhos sigam uma profissão mais consolidada no mercado ou até mesma a sua. “Os pais precisam ouvir  o filho, respeitar sua escolha e entender que ele só será bem sucedido na profissão que realmente gostar, apenas oriente para que ele consiga trilhar o próprio caminho”, afirma.
  • APRENDER COM OS ERROS: Crie o diálogo com as crianças, sempre mostre que é possível resgatar algo bom de alguma coisa que não deu certo. “Desenvolver essa habilidade é fundamental para alcançar o sucesso, pois o caminho é árduo, cheio de percalços, mas é fundamental ter persistência para driblar os impasses e alcançar o resultado”, finaliza o executivo.

 Rogério Gabriel é fundador e presidente da MoveEdu

Pai, Rogério Gabriel é fundador e presidente da MoveEdu, detentor das redes Prepara Cursos, Microlins, People e S.O.S (cursos        profissionalizantes); Ensina Mais Turma da Mônica (complemento escolar) e as marcas de idiomas English Talk e Pingu’s English. Atualmente o Grupo possui mais de 1,2 mil franquias, distribuídas por todo o Brasil.  Formado em Ciência da Matemática e Computação pela Unicamp, com MBA em Marketing pela FGV, Rogério há treze anos fundou o Grupo, que viria a construir a maior rede de cursos profissionalizantes do Brasil. Empreendedor Endeavor desde 2012, ele teve a sua trajetória retratada em dois dos principais livros de empreendedorismo: #VQD – VAI QUE DÁ, livro que traz dez histórias de empreendedores que criaram empresas de alto impacto e UNICAMP 50 ANOS– Uma história de inovação e empreendedorismo

Sobre a MoveEdu

A MoveEdu detém as maiores redes de cursos profissionalizantes do Brasil:  Prepara Cursos, Microlins, People e SOS. Com mais de 400 mil alunos ativos e milhões formados e 1,2 mil unidades  espalhadas pelo país, as marcas oferecem mais de 90 opções de capacitação profissional em diversas áreas.  A MoveEdu também detém as marcas Programas Educacionais Ensina Mais Turma da Mônica, hoje uma referência em complemento escolar de Português, Matemática, Inglês e Informática no Brasil, e as recém-lançadas marcas de idiomas English Talk, focada em inglês para adultos e a Pingu’s English, escola internacional de inglês para a primeira infância. A Move.Edu tem a tecnologia em seu DNA. A metodologia adotada pelas suas marcas é o ensino hibrido, que une o melhor da tecnologia da educação, como aulas digitais interativas e ensino inteligente individualizado, com o acompanhamento de educadores em atividades face a face, permitindo que o aluno desenvolva suas habilidades no seu ritmo e com alto desempenho. Assim, ele fica motivado a aprender cada vez mais, adquirindo confiança em si mesmo, além de independência para seguir para novos níveis do conhecimento.

Acesse a nossa lista de porta-vozes e baixe imagens em alta resolução na Sala de Imprensa da Dezoito. Veja em:  http://www.dezoitocom.com.br/

 

Informações a imprensa

Ruhama Rocha- ruhama.rocha@dezoitocom.com.br
( 11) 3674-4400 ramal 4604/ (11) 9-4250-7123

Comments are closed.