Cinco mentiras sobre medicamentos

Todos os medicamentos fazem mal ao estômago se tomados em jejum 

Mentira: Ingerir medicamentos com o estômago vazio pode até facilitar sua absorção pelo organismo, e em alguns casos essa é a recomendação. Mas é preciso tomar cuidado, pois alguns tipos de medicamento com acidez elevada podem sim irritar o estômago se tomados em jejum. “O ideal é sempre seguir a recomendação de um médico ou farmacêutico, que estão preparados para identificar o horário mais indicado para a ingestão”, diz Thais Pereira, farmacêutica da rede de farmácias Extrafarma.

É seguro tomar medicamentos vencidos se não estiverem com aparência alterada

Mentira: Mesmo que a cor e cheiro do medicamento estiverem sem alterações, sua ingestão não é indicada se o prazo de validade estiver expirado. Isso porque não há estudos confiáveis que indiquem que os medicamentos mantêm sua eficácia após o prazo recomendado. Em alguns casos, o consumo pode ser até prejudicial para a saúde, provocando reações adversas no organismo.

Medicamentos fitoterápicos não possuem efeitos colaterais

Mentira: Qualquer tipo de medicamento pode causar efeitos adversos, mesmo os classificados como fitoterápicos. Além de poder sobrecarregar o fígado em casos de consumo excessivo, os fitoterápicos podem interagir com substâncias presentes em outros medicamentos, causando reações indesejadas ou prejudicando o tratamento.

Não é preciso completar o tratamento se os sintomas desaparecerem

Mentira: O fim dos sintomas não indica a cura da doença. Em muitos casos, como em tratamentos que exigem antibióticos, a interrupção do tratamento antes do tempo indicado pelo médico pode até tornar as bactérias mais resistentes.

O melhor local para guardar os medicamentos é o banheiro, para que estejam sempre à vista

Mentira: Por ser um local úmido e muitas vezes abafado, o banheiro não é a opção ideal para manter os medicamentos. Para que não tenham sua composição alterada, os medicamentos devem ser mantidos em local fresco e arejado, longe da luz e de fontes de calor.

Sobre a Extrafarma

Fundada há 58 anos, a Extrafarma atua no mercado de varejo farmacêutico do Brasil. Com mais de 400 lojas e mais de 7 mil colaboradores diretos, a rede conta com mais de 8 milhões de clientes cadastrados no seu programa de fidelidade, o Clube Extrafarma. Em 2014, a empresa passou a fazer parte do Ultra, companhia multinegócios da qual fazem parte também Ipiranga, Ultragaz, Ultracargo e Oxiteno.

Mais informações:

Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Extrafarma

(11) 5053-5110 / imprensaextrafarma@nectarc.com.br

Isabela Nader – (11) 5053-5127 / isabela.nader@nectarc.com.br

Renata Justi – (11) 5053-5123 / renata.justi@nectarc.com.br

Fábio Santos – (11) 5053-5121 / fabio.santos@nectarc.com.br

 
Comments are closed.