DestaquesPolítica

CMCG entrega Medalhas de Honra ao Mérito a pesquisadores do NUTES e CERTBIO em sessão solene

A Câmara Municipal de Campina Grande realizou na manhã desta sexta-feira (15), Sessão Solene para entrega de Medalha de Honra ao Mérito aos pesquisadores do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (NUTES) e Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (CERTBIO), uma propositura da vereadora Dona Fátima (PODE) aprovada por unanimidade pela Casa Legislativa.

A sessão solene foi aberta pelo presidente Marinaldo Cardoso (Republicanos), que convidou a vereadora Dona Fátima para justificar a sua propositura.

Ela ressaltou a atuação dos pesquisadores e cientistas do NUTES da Universidade Estadual da Paraíba e do CERTBIO da Universidade Federal de Campina Grande, que representam instituições importantes que realizaram um trabalho extraordinário e de excelência durante a pandemia ajudando a salvar vidas.

Em meio a esta batalha pela vida, os pesquisadores da Paraíba disponibilizaram a ciência e a tecnologia para profissionais de saúde, e para o enfrentamento da pandemia, o que reflete a posição de vanguarda de Campina Grande. Reforçou que Campina é um pólo de tecnologia e que as invenções do NUTES e do CERTBIO refletem o potencial da cidade.

Como exemplo, citou a CERTBIO e a equipe de pesquisadores chefiada pelo professor Marcos Vinicius Lia Fook, que desenvolveram máscaras cirúrgicas com material capaz de reter o vírus, sendo essa uma máscara descartável com durabilidade de 24h.

O NUTES coordenado pelo professor Misael Morais, desenvolveu 19 projetos para combater a pandemia, sendo uma delas o protetor fácil para os profissionais da saúde que trabalham na linha de frente.

Disse que considera que a Medalha de Honra ao Mérito é o reconhecimento da avaliação dos projetos desenvolvidos pelos pesquisadores dos dois órgãos e da importância dos nossos cientistas, do potencial das Universidades e do valor das invenções desenvolvidas para salvar vidas na pandemia da covid-19. Agradeceu a todos os vereadores e vereadoras por terem aprovado por unanimidade esta propositura.

A vereadora Dona Fátima fez a entrega das medalhas para Marcos Vinicius e Misael Morais.

 

Mario Eduardo – Professor da UEPB – Mencionou que hoje é o dia do professor, que representa tão nobre profissão que é da disseminação do saber. Citou as duas universidades como principais referências na disseminação do saber, além das fronteiras que vão além das instituições.

Ressaltou que o NUTES leva para a comunidade o conhecimento e as soluções, com o intuito de minimizar carências, surpreendendo a nível mundial com contribuições durante a pandemia. Pontuou também que a solução das vacinas se dá através da ciência, da pesquisa e da atuação dos pesquisadores.

Agradeceu pela oportunidade e pertinência da medalha concedida aos dois professores e disse que deseja que a Universidade Estadual da Paraíba continue a brilhar como tem brilhado, relembrando que é uma das instituições que mais gera patentes no País (98 patentes encaminhadas ao NDI) o que demonstra que a universidade está viva e se preocupa com a população.

Marcos Vinicius – Coordenador do CERTBIO – Inicialmente externou sua felicidade pelo recebimento da medalha de honra. Desejou máxima extensão dos seus sentimentos de agradecimentos à vereadora Dona Fátima, em nome de todos os colegas do CERTBIO. Contou também um pouco da sua trajetória de vida até chegar em Campina Grande, e disse que acompanhou o seu pai tomar banho no açude de Bodocongó. Citou os seus alunos e orientandos neste processo e que recebeu através de vídeos, homenagens dos colegas da SLABO e da CTI, parabenizando Marcos Vinicius pela medalha de honra, destacando o seu profissionalismo e a sua personalidade.

O palestrante também expôs rapidamente o que é o CERTBIO sendo este um Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste, que tem atuado no desenvolvimento e avaliação de biomateriais, adicionalmente à formação científica de acadêmicos da graduação e pós-graduação, buscando introduzir conhecimentos em gestão da qualidade, desenvolvimento de produtos e avaliação tecnológica, estimular o empreendedorismo na área de Ciência e Tecnologia e estabelecer-se como Centro de Referência na Ciência e Engenharia de Biomateriais no país.

O sinergismo destas ações contribui e contribuirá, para a política de saúde pública do País, tornando o acesso cada vez mais ampliado da sociedade através do Sistema Único de Saúde – SUS – e dotando o Brasil com condições científicas e tecnológicas de um competidor global.

 

Misael Morais – Coordenador Geral do NUTES – Fez uma explanação do que é o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde – NUTES, informando que foi iniciado em 2008, após uma conferência realizada em Brasília, para discutir o futuro das tecnologias da saúde. Disse também que o NUTES possui uma unidade fabril certificada pela ANVISA para produzir equipamentos médicos realizando entrega desses produtos.

Também informou que o NUTES se propõe a atender a demanda de mercado e atuar como facilitador de inovação, tendo três segmentos de participação: setor público, a própria universidade e a iniciativa privada. Caracterizado como um Centro de Referência para a Pesquisa, Desenvolvimento, Produção, Inovação e Prestação de Serviços Tecnológicos aplicado ao setor de saúde humana.

 

Carlos Valadares – Citou o NUTES como unidade técnica que busca soluções tecnológicas para as empresas e para a sociedade como um todo, viabilizando negócios e tecnologias de produtos para a saúde. Apresentou a infraestrutura do local com Laboratório de Inteligência Artificial, área de fabricação de dispositivos médicos, área administrativa, unidade de usinagem, Laboratório de Análise de Imagens, Laboratório de Usabilidade, avaliação de tecnologias em saúde, tomografia industrial e em breve duas novas unidades do NUTES que se encontra em construção o laboratório de simulação e laboratório fábrica (FabLAB).

Além disso, ele falou da importância da existência do Núcleo, que permite fixar os talentos que são formados em Campina Grande e criar empresas inovadoras de base tecnológica, o que tem impacto direto na vida das pessoas e em toda a movimentação da economia do estado da Paraíba.

Por fim, citou o projeto do ‘’respNUTES’’, o ventilador pulmonar que foi validado o conceito e hoje está sendo entregue o equipamento efetivamente aprovado para ser colocado no mercado (ventilador mecânico por microprocessamento). Além disso, falou de outros projetos, como por exemplo, o Dispositivo para Órtese, Sugador odontológico, Plataforma Web para gerenciamento hospitalar, Inteligência artificial, visão computacional para classificação para o AVC e Protetor facial com tecnologia 3D para jogador do NBB que fraturou o nariz e por meio dessa tecnologia foi possível participar da partida de jogo de basquete.

 

Kethlyn Yasmin – Coordenadora de um dos laboratórios do NUTES – Ressaltou o trabalho realizado durante a pandemia, destacando que o núcleo colocou a ciência em prática e conseguiu expor ao mundo que a Universidade Estadual da Paraíba exporta tecnologia, citando como exemplo a produção da Face Shield, desenvolvida na pandemia, máscara que se adequava a face de diversas pessoas, e foi distribuída para os Hospitais do Estado da Paraíba.

No tempo em que foi produzido, o protetor era usado por médicos na China e em outros países e oferecia maior proteção para que o médico pudesse usar a máscara por mais tempo, contribuindo no momento dos picos pandêmicos, momentos esses que houve falta de equipamentos individuais de proteção.

Carol Gomes – (PROS) – Lembra que no pico da pandemia necessitou do Face Shield mas os produtos estavam em falta no mercado e que o NUTES foi responsável pela doação desses materiais ao município. Também informou que visitou o NUTES e o CERTBIO e que veio para a Casa Legislativa às máscaras e o álcool gel desenvolvido pelo CERTBIO .

“Eu acredito no SUS que funciona, porque ele não é só gerido por dinheiro, mas por pessoas, que trazem para aquele lugar a possibilidade de funcionamento e reconhecimento’’ – disse a vereadora.

Também ressaltou que a sociedade pode perceber verdadeiramente a contribuição de cada lugar, e inicialmente da ciência nesse momento da pandemia. Agradeceu saudando a todos os cientistas e disse que a medalha foi dada merecidamente.

Professor Fernandes – Vice-Diretor do CERTBIO da UFCG – Agradeceu inicialmente a propositura da vereadora Dona Fátima e dedicou a sua fala para agradecer ao profissional e amigo Marcos Vinicius, coordenador do CERTBIO. Além disso, ressaltou a necessidade de valorização do serviço público e dos profissionais do serviço público, destacando o profissionalismo encontrado nesse setor. Fez uma fala destinada ao professor Misael e ao amigo Marcos Vinicius, agradecendo por ter Marcos Vinicius no centro de tecnologia, enquanto pesquisador de excelência internacional e destacando a honra de tê-lo como amigo e professor.

Thayná Galdino – pesquisadora do CERTBIO – Parabenizou inicialmente o NUTES pela excelente contribuição durante a pandemia e fez um agradecimento especial ao professor Marcos Vinícius (CERTBIO) que a incentivou a entrar na carreira de pesquisadora e que hoje é coordenadora de um grupo de pesquisa. Também destacou que o CERTBIO, fez a sua contribuição desde o início da pandemia e buscou melhorias e possibilidades de ajudar a população. Como exemplo, citou a produção da face shield e a produção de máscaras, que foram feitas com TNT convencional transformadas em máscaras adaptadas para serem utilizadas no ambiente hospitalar e para a população de forma geral.

 

Jô Oliveira (PCdoB) – Registrou o seu reconhecimento a CERTBIO e ao NUTES, destacando o quanto foi trazido nas falas que neste contexto de pandemia a ciência esteve a postos, como sempre está para salvar vidas e contribuir com a sociedade.

Deixou seu abraço especial a Kethlyn e a Thayná, enquanto mulheres pesquisadoras, e colocando mais uma vez o lugar que as mulheres têm na produção de saberes.

 

Marinaldo Cardoso (Republicanos) – Ressaltou a parceria da Casa Legislativa realizada com o NUTES e o CERTBIO, parabenizando as tecnologias produzidas pelas instituições. Destacou também a importância da ciência e da pesquisa realizada pelas universidades. Além disso, também relembrou que a CMCG adquiriu um respirador do exterior, mas no período não foi possível adquirir o respirador local, devido à ausência do registro da ANVISA, mas que se assim pudesse ter sido feito os custos seriam bem inferiores podendo adquirir cinco respiradores locais.

Anderson Almeida (PODE) – Fez uma homenagem a Dona Fátima, ressaltando o trabalho realizado ao longo dos anos pela vereadora. Disse que teve o privilégio de chegar em um momento histórico na Casa Legislativa, em que pela primeira vez Campina Grande teve uma vereadora negra e sete vereadoras na Casa de Félix, em uma cidade que ainda é tão conservadora. Também pediu desculpas aos presentes, pois ainda existem vereadores que criticam as universidades.

Ele ressaltou a importância das referências presentes no local, e destacou a educação como ferramenta que transforma e que retira as pessoas da vulnerabilidade. Também registrou que se não fossem as vacinas, os respiradores, as universidades e os cientistas, ainda estariam ocorrendo um grande número de mortes.

Destacou que uma das maiores satisfações que tem é estar presente no dia das entregas das medalhas de honra para as instituições e pesquisadores das universidades públicas do município e reforçou a necessidade de mais investimentos para a educação, respeito pelas universidades e pelos estudantes e a necessidade de informar para as pessoas a importância de frequentar as universidades, porque essas transformam vidas.

“Que a universidade esteja mais presente aqui no parlamento, que a universidade possa contribuir junto conosco na transformação de Campina Grande, que é referência na educação e no Brasil e é a única arma que se tem para vencer o preconceito e muitas coisas da vida, inclusive o sofrimento’’ – registrou.

Rique Peres – Presidente do MDB Jovem – parabenizou e homenageou o seu colega Cleilton Oliveira presente no plenário enquanto professor, pesquisador e cientista, destacando que acompanha a trajetória do colega e sabe a importância que o mesmo dá o seu trabalho e a pesquisa.

Além disso, ressaltou a luta e a necessidade da educação pública de qualidade, registrando também que esse foi um dos momentos onde mais se pode perceber a importância da ciência no país, pontuando inclusive que o Governo Federal cortou mais de 92% de recursos que são destinados para a ciência, pesquisa e tecnologia no Brasil.

Galego do Leite – Secretário Executivo da SEDAM – Saudou a todos presentes, ressaltando a importância da honraria entregue por esta CASA. Também registrou estar representando a secretária chefe da SEDAM, Ana Claudia e o senador Veneziano Vital do Rêgo. Destacou a importância da sessão, com a presença de pesquisadores com 50 anos de experiências e jovens talentosas com futuros brilhantes e que no dia do professor (15 de outubro) é uma sessão que tem todo o simbolismo por que de fato não fica tão somente no discurso fácil.

O secretário disse que “a educação é quem forma todas as outras profissões”, e que é necessário menos discurso e mais ação e que enquanto secretários e vereadores é preciso se unir para que as honrarias sejam mais freqüentes e acima de tudo para se busque colaborar através de recursos para a educação, a ciência e a pesquisa.

A vereadora Dona Fátima encerrou a sessão solene, dizendo da sua felicidade em ter contribuído com a entrega das medalhas de honra, parabenizou também a todos os professores pelo seu dia, e solicitou ao Presidente da Casa Legislativa, Marinaldo Cardoso que se empenhe em contribuir mais com as universidades do município.

Ela convidou os vereadores para a sessão ordinária da próxima terça-feira (19), a ser realizada em formato híbrido, a partir das 9h30.

Acompanhe tudo que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br ou pelos novos canais no youtube e facebook (camaracg oficial).

 

DIVICOM/CMCG

Foto: Josinaldo Costa



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo