DestaquesPolítica

CMCG entrega título de cidadania campinense a empresária Luiza Helena Trajano

Na manhã desta segunda-feira (22), atendendo a propositura do vereador Luciano Breno (PP), a Câmara Municipal de Campina Grande entregou o Título de Cidadania Campinense à empresária Luiza Helena Trajano, dona do Magazine Luiza. O evento foi realizado no auditório da Fundação Parque Tecnológico.

O presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, vereador Marinaldo Cardoso (Republicanos), fez a abertura da Sessão Solene da Câmara Municipal no evento para a entrega do título de Cidadania Campinense, juntamente com o vereador autor da propositura Pastor Luciano Breno (PP). O presidente registrou a sua admiração pela empresária, e parabenizou o Pr. Luciano Breno pela propositura, assim como o prefeito em exercício Lucas Ribeiro. “Nós estamos extremamente felizes” – disse o presidente da Casa Legislativa.

O vereador Luciano Breno (PP), autor da propositura, registrou que este título é o reconhecimento não só da cidade de Campina Grande, mas da senadora Daniella Ribeiro, que sempre ressaltou a importância desse título para a cidade. ‘Nossa cidade é quem está ganhando’ – frisou. O vereador também falou que é perceptível o bom coração de Luíza Trajano, que é dedicada a olhar para aqueles que mais necessitam, reconhecendo os seus funcionários e o elo de ligação do sucesso dela e da sua empresa. ‘O nosso reconhecimento é pelo pão de cada dia que a senhora tem proporcionado ao cidadão campinense. O emprego é aquilo que traz dignidade ao ser humano. Em nome deles justificar esse ato’ – destacou.

A sessão solene contou com a presença do prefeito em exercício, Lucas Ribeiro, a primeira dama Camila Mariz, da senadora Daniella Ribeiro, da diretora do Parque Tecnológico, Nádia Oliveira, das secretárias Giseli Sampaio e Rosália Lucas, da empresária Soraya Brasileiro, do secretário de Educação, Raimundo Asfora Neto, do chefe de Gabinete, Gilbran Asfora.

E ainda, Mônica Tejo – Diretora do Instituto Nacional do Semiárido, Francisco Souza – presidente da Accenture, presidente do SEBRAE, Walter Aguiar , André Jorge – Diretor Adjunto do Parque Tecnológico, Agnes Leite – Presidente da Paraíba do Connection, Tamela Fama – Vice-Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande, dos vereadores e vereadoras: Jô Oliveira (PCdoB), Valéria Aragão (PTB), Luciano Breno (PP), o presidente Marinaldo Cardoso (Republicanos), Fabiana Gomes (PSD), Antônio Alves Pimentel (PSD), Marcio Melo Rodrigues (PSD) e a vereadora licenciada Eva Gouveia, o ex-prefeito Enivaldo Ribeiro, Presidente da CDL – Artur Almeida (Artur Bolinha) e vice-presidente da CDL – Carlos Botelho, Antônio Andrade – Presidente da Associação Comercial de Campina Grande e com a convidada especial Luiza Helena Trajano.

A entrega da honraria aconteceu durante um evento no Parque Tecnológico da Paraíba. O Magazine Luiza possui hoje quatro lojas em Campina Grande, que emprega centenas de pessoas e na manhã de hoje, a empresária Luiza Helena Trajano, através da carta de intenção da senadora Daniella Ribeiro e do Prefeito em exercício de Campina Grande, Lucas Ribeiro, se comprometeu em trazer mais um investimento para a cidade: o ‘’Luiza Labs’’ – Laboratório de Tecnologia e inovação voltado à criação de produtos e serviços para o varejo com base em novas tecnologias e foco em Big Data, mobile e plataformas digitais.

Após a apresentação de vídeos institucionais sobre a cidade e o seu potencial criativo e tecnológico, o prefeito Lucas Ribeiro fez os agradecimentos especiais a senhora Luiza Helena Trajano por sua presença e participação, demonstrando a grande honra de poder estar presente na entrega da honraria que destina o título de cidadania campinense a empresária.

A Diretora do Parque Tecnológico, Nádia Oliveira, também falou sobre a sua honra de ter Luiza Trajano no Parque Tecnológico, e disse que a considera uma inspiração para as mulheres e para todas as pessoas de Campina Grande. “Quando eu vi que a Lu do Magalu, desenvolveu no aplicativo um botão de acionamento para proteção e defesa da mulher contra a violência doméstica eu me senti muito feliz”. A diretora ainda citou o aumento do índice da violência contra as mulheres durante a pandemia, simplesmente pelo fato delas estarem em casa. Disse ainda que considera Luiza Helena Trajano ‘inclusiva, disruptiva, humana’’, mencionando também o desenvolvimento de políticas para o povo negro, de educação e formação.

Em seguida, a senadora Daniella Ribeiro, fez a sua fala prestigiando a senhora Luiza Helena Trajano, mencionando a sua simplicidade e humildade e o quanto estava feliz por sua presença em Campina Grande. Ela também mencionou dados que corroboram o crescimento e o desenvolvimento da cidade, que conta proporcionalmente com o maior número de doutores do país, com a Universidade Federal de Campina Grande que lidera o Ranking Nacional de Depositantes Residentes de Patentes de Invenção (2020), divulgado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e que foi eleita recentemente pela UNESCO como ‘Cidade Criativa’ na categoria de Artes Midiáticas.

A senadora também aproveitou a oportunidade para entregar uma carta de intenção a Luiza Helena, onde solicita a instalação de um Centro de Distribuição do Magazine Luiza na cidade. “Considerando a importância do Magazine Luiza, à Fundação Parque Tecnológico por meio desta carta de intenção, se compromete a unir esforços para o desenvolvimento do progresso de Campina Grande, com a concretização de ações a serem desenvolvidas a partir da instalação da Magazine Luiza, junto ao Parque Tecnológico da Paraíba’’ – disse a Senadora.

Luiza Helena Trajano, a convidada de honra, agradeceu em nome de todos pelo Título de Cidadania Campinense, falou um pouco da sua trajetória na Paraíba, que iniciou com a compra das ‘Lojas Maia’ e também citou a importância dos valores humanos, considerando que ‘Ninguém tem nada, nós estamos’. Um dia se pode perder tudo’ – disse. Destacou também que o que realmente importa é a família, a simplicidade, a humildade, a vida das pessoas.

Em resposta a senadora Daniella, disse que não traria um Centro de Distribuição, mas que trará o diretor de tecnologia para implementar o ‘’Luiza Labs’’ – Laboratório de Tecnologia e inovação voltado à criação de produtos e serviços para o varejo com base em novas tecnologias e foco em Big Data, mobile e plataformas digitais, e que em breve estará novamente em Campina Grande para iniciar os diálogos acerca do empreendimento.

Luiza Trajano ressaltou a importância da tecnologia, e disse que o Magazine Luiza agora pode estar em qualquer lugar, gerando emprego e oportunidades para o Brasil inteiro, ‘o nosso lema é o emprego. Depois da saúde o que nos liberta de quase 400 anos de escravidão é o emprego’ – disse a empresária. Ainda citou sobre o quanto esse período foi prejudicial ao país, com uma libertação péssima, ‘as pessoas foram jogadas na rua sem comida, sem trabalho, sem leitura’ – frisou, e destacou o quanto as pessoas e o país sofrem com a desigualdade social, que é uma responsabilidade de toda a sociedade, uma vez que essa prejudica a todos.

Por fim, ainda destacou que os títulos que a cidade de Campina Grande vem recebendo é preciso aproveitar em nível mundial e que apesar de não ser política nem estar eleita para nenhum cargo político, ela tem um projeto chamado ‘Grupo Mulheres do Brasil’ que vai completar 100 mil mulheres, sendo o maior grupo político do mundo. ‘Nós vamos fazer propostas muito fortes. Eu não sou nem A, nem B, nem C, mas somos a favor de projetos. Somos a favor da democracia, da igualdade e contra a desigualdade, ’ registrou.

O evento foi encerrado com a participação do público, que agradeceu a Luiza Helena Trajano pelos ensinamentos da empresa Magazine Luíza, que tem impactado na performance de outras empresas e também com perguntas sobre empreendedorismo e impacto social. A empresária Luiza Helena Trajano respondeu a todos e agradeceu a oportunidade. O prefeito Lucas Ribeiro agradeceu a presença de todos no evento.

O presidente Marinaldo Cardoso, encerrou a solenidade do Poder Legislativo, agradecendo a presença e o espaço cedido para a realização da sessão especial.

 

DIVICOM/CMCG

Foto: Josinaldo Costa



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo