DestaquesPolítica

CMCG, vereadoras e vereadores se integram às ações do Agosto Dourado

Com a participação de 20 vereadores, Marinaldo Cardoso (Republicanos) presidiu na manhã desta terça-feira (3), de forma remota, a 67ª Sessão Ordinária, com a leitura da Ordem do Dia. Durante a sessão foram aprovados pelos vereadores 56 requerimentos.

O presidente Marinaldo Cardoso informou que está sendo realizado o ‘’Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional’’ (PCMSO) para os servidores e vereadores da Câmara Municipal de Campina Grande, resultado de uma parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e o poder legislativo municipal que busca promover um ambiente de trabalho mais saudável, prevenindo acidentes. Hoje estiveram realizando os exames ocupacionais, a Técnica de Enfermagem, Ana Paula Dantas e o Médico Ocupacional, Graciano José da Costa Lima.

PEQUENO EXPEDIENTE

A vereadora Carol Gomes (PROS) abriu o expediente falando do ‘Agosto Dourado’, o mês do Aleitamento Materno no Brasil e da Semana Mundial de Amamentação.

Destacou a importância da doação de leite materno, e que a Secretaria de Saúde do Município vem realizando algumas atividades durante essa semana, representada através do Banco do Leite, Coordenação da Rede Cegonha e da Saúde da Criança, que posteriormente se estenderá às Unidades Básicas de Saúde.

Falou também sobre o Banco de Leite Humano, localizado na maternidade do ISEA – Instituto de Saúde Elpídio de Almeida, que frequentemente realiza campanhas voltadas à doação de leite materno e solicitou a todos os colegas e a sociedade campinense, para que possam doar a instituição os potes de armazenamento para coleta de leite.

Agradeceu a equipe da Saúde Mental do município, através da coordenadora Lívia, as coordenadoras do CAPSINHO e da Secretaria de Saúde, além da coordenadora de oficina de geração de renda do CAPSINHO, onde juntamente com as mães, confeccionaram as caixas para que possam recolher os potes doados.

Por fim, solicitou a sensibilidade da população e dos colegas da CASA, onde irá colocar uma caixa na CMCG para fazer a coleta dos potes doados. Os potes devem ser de vidro e com tampas plásticas.

Ela encerra a sua fala afirmando que “doação de leite materno é um ato de grandeza humana e de amor”.

Histórico – O mês do Aleitamento Materno no Brasil foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017 que determina que, no decorrer do mês de agosto, serão intensificadas ações Inter setoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1990, num encontro da Organização Mundial de Saúde com a UNICEF, momento em que foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Innocenti”. Para cumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura deste documento, em 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA, sigla em inglês). Em 1992, a WABA criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno e, todos os anos, define um tema a ser explorado e lança materiais que são traduzidos em 14 idiomas com a participação de cerca de 120 países.

Eva Gouveia (PSD) disse que sabe a importância do “Agosto Dourado”, mês de incentivo a amamentação e a doação de leite, ela que já foi doadora. Faz um apelo às mães que doem leite para salvar vidas.

Marinaldo Cardoso informou da campanha da Câmara no ‘Agosto Dourado’ e que será realizada uma Sessão Especial ou Audiência Pública para tratar do assunto.

Fabiana Gomes (PSD) afirmou que tem um filho de leite e que vai trabalhar para sensibilizar as mulheres que salvam vidas através da doação de leite.

Waldeny Santana (DEM) mais uma vez fez a sua prestação de contas, informando que se reuniu com o reitor da Universidade Federal de Campina Grande, sugerindo que o Departamento de Economia crie um programa de Extensão com parceria para uma política de geração de oportunidade. Também falou da importância que o Centro de Madeiras receba energia solar, com isso reduzir a conta de energia elétrica a cada mês.

Olímpio Oliveira (PSL) lembrou que recentemente denunciou a falta de pagamento das subvenções sociais. Hoje voltou a falar sobre o assunto, não para denunciar, mas, para agradecer ao prefeito Bruno Cunha Lima, ao secretário de Assistência Social e ao presidente da CMCG, Marinaldo Cardoso pelo empenho em solucionar o problema. As entidades estão recebendo as subvenções e retroativas. “Parabéns a Gestão”.

Janduhy Ferreira (PSD) encerrou o Pequeno Expediente agradecendo ao presidente e aos vereadores pelas mensagens pelo seu aniversário. Falou da sua alegria em poder estar de volta ao trabalho. Parabenizou Carol Gomes no que diz respeito ao Banco de Leite Materno e outros temas ligados à saúde.

Destacou ainda o trabalho da Mesa Diretora pela liberdade que dá a todos os parlamentares. E a sua alegria de presenciar as ações do prefeito Bruno Cunha Lima em Campina Grande, além do reconhecimento do que foi feito e o que está sendo realizado.

GRANDE EXPEDIENTE

Rubens Nascimento (DEM) abriu o Grande Expediente parabenizando os aniversariantes de hoje da Câmara e em especial, o vereador Janduhy Ferreira.

Como integrante da Comissão de Direitos da Câmara, visitou a família do comerciante Josemar da Silva, que foi assassinado no seu estabelecimento comercial. “Prestei minha solidariedade à família e como advogado para fazer o acompanhamento do caso de forma voluntária.

Falou também, em relação à PEC 132 relativas à implantação do voto impresso auditável, o qual se posicionou favorável nas suas redes sociais, onde talvez se a população observasse o projeto na íntegra para melhor entendimento se posicionaram a favor.

Nesse contexto, fez uma observação em relação ao TSE e STJ que divulgaram algumas desinformações a respeito do voto eletrônico, quando se diz que o voto já é impresso uma vez se faz a impressão do boletim de urna, no entanto, é somente a impressão do extrato dos votos eletrônicos, destacando que na verdade o se discute é de fato desse sistema eletrônico está ‘’viciado’’ com uma ou outra intenção. Também pontuou que a auditagem na urna eletrônica, se faz necessário o conhecimento técnico da informática, onde a sociedade não pode realizar, além disso, esclareceu que voto impresso não tem o objetivo de voltar aos modelos passados do voto em cédula de papel.

Jô Oliveira (PC do B) – Destacou que hoje é o Dia do Capoeirista, 3 de agosto, e informou que tem trazido para a CMCG uma série de votos de aplausos para os homens e mulheres capoeiristas que têm realizado um trabalho importante no município.

Reforçou a importância do ‘’Agosto Dourado’’, fazendo referência a toda articulação e rede de solidariedade em torno da doação de leite materno, destacando que é preciso também pensar em políticas públicas para as mulheres trabalhadoras que muitas vezes não têm a possibilidade de realizar a amamentação no ambiente de trabalho. Por último, citou que esse também é o ‘’Mês das Juventudes’’, onde essas solicitam por trabalho, geração de renda, formação educacional, sendo importante trazer esse debate para a Câmara Municipal de Campina Grande.

Aldo Cabral (PSD) – Parabenizou a STTP e seu Superintendente, Carlos Dunga, pelos trabalhos que vêm sendo realizados, atendendo também as suas proposituras e parabenizou o vereador Janduy Ferreira, ressaltando seus grandes projetos de trabalho, atuando em prol da população e também em prol dos animais.

Janduy Ferreira agradeceu pelas palavras, estendendo os agradecimentos aos colegas vereadores, que estiveram ao lado de ambos nos momentos difíceis que enfrentou nesta pandemia com a perda de seus familiares.

MINUTO DE SILÊNCIO

A vereadora Dona Fátima (PODE) solicitou um minuto de silêncio em memória póstuma ao Dr. Júlio César da Silva Costa, do Hospital da FAP.

Olímpio Oliveira se acostou a Dona Fátima e lembrou a morte do comerciante Adilson Barreto (Camarão) do Recife Tratores; de José Cosme Heron de Oliveira; e dona Neide.

Janduy Ferreira pediu um minuto de silêncio pela morte de Carlos Augusto dos Santos; Anderson Almeida (PODE), por Ivan Medeiros.

O presidente encerrou a sessão fazendo um convite para a sessão desta quarta-feira (4), a partir das 9h30.

Acompanhe tudo que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br ou pelos novos canais no youtube e facebook (camaracg oficial).

DIVICOM/CMCG

Foto: Josenildo Costa/CMCG



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo