Cotidiano

Com o dólar e a inflação em alta, consumidor deve planejar a viagem de Carnaval para gastar menos

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Faltam poucos dias para o Carnaval e os foliões que deixaram para programar a viagem de última hora devem planejar e se organizar para gastar menos com as despesas. Hospedagens, passagens e pacotes podem ficar muito mais baratos se todos os itens forem pesquisados com muita cautela e atenção. Com a inflação e o dólar em alta, os destinos brasileiros são os mais procurados pelo internauta brasileiro, no entanto, os economistas da Serasa Experian, recomendam que o consumidor mantenha a atenção aos preços porque a oscilação do dólar acaba deixando mais caro também o turismo doméstico. 

Segundo dados da Hitwise, ferramenta líder de inteligência em marketing digital da Serasa Experian, os destinos brasileiros: parques aquáticos (SP e CE), Beto Carreiro (SC), Caldas Novas (GO), Uberlândia (MG), Porto Seguro (BA) e Cabo Frio (RJ) foram os mais buscados na categoria ‘Viagem – Destinos e Acomodações’, no período de 4 semanas consecutivas terminadas em 08 de fevereiro de 2014. Na mesma categoria e período, depois dos brasileiros, os lugares internacionais mais procurados são: Disney, Nova Iorque e Portugal.

Procurar por promoções e lugares que ofereçam vantagens, como as principais refeições inclusas na estadia, por exemplo, pode ajudar a economizar. Gastos com alimentação e transporte durante as viagens costumam pesar muito no bolso do consumidor. Também é preciso planejar a forma de pagamento de maneira que não comprometa o orçamento por muito tempo, considerando que em menos de dois meses depois do Carnaval chegará o feriado prolongado de Sexta-feira Santa, Páscoa e Tiradentes (de 18 a 21 de abril).

Ao contratar uma viagem, é importante que o consumidor esteja seguro para não se tornar vítima de golpes, como ser surpreendido pelo fechamento da empresa às vésperas do passeio. Para se proteger e não ter dor de cabeça, o consumidor pode consultar a situação financeira de qualquer empresa do Brasil por meio do serviço Você Consulta Empresas da Serasa. Com a pesquisa (www.voceconsultaempresas.com.br), é possível saber sobre a existência legal da companhia, endereço, telefone, participação societária, além de verificar se há pedidos de falências, ações judiciais, ocorrências de protestos e cheques sem fundos.

Confira a seguir dez dicas preparadas pelos economistas da Serasa Experian para ajudar o consumidor a se planejar e curtir o Carnaval gastando menos:

1ª O dólar e a inflação estão em alta e isso pode ter influenciado também nos preços das viagens para os destinos nacionais. Neste momento, o ideal é que o consumidor faça uma boa pesquisa e procure promoções de lugares que ofereçam vantagens, como as principais refeições inclusas na estadia, por exemplo;

2ª Faça as contas e veja se não é mais vantajoso viajar de carro. Se a distância for curta e o carro estiver com a capacidade máxima e segura de pessoas, pode valer mais a pena do que ir de ônibus ou avião;

3ª Se o carro não for uma opção, verifique o preço das passagens nos sites das empresas de transporte aéreo, terrestre e agências de turismo. Horários alternativos, como madrugada, geralmente têm descontos. Avalie também as condições oferecidas por cada empresa e informe-se sobre juros cobrados em caso de parcelamento longo. No caso de passagem aérea, verifique se já estão incluídas as taxas de embarque;

4ª Se optar por pacotes de viagem, procure várias agências, pesquise preços, condições de pagamento (parcelamentos e taxas de juros) e outros detalhes. Também não esqueça de verificar se a empresa escolhida possui uma situação financeira estável, para não ser surpreendido às vésperas da viagem. Com uma consulta no valor de R$16,90, o consumidor fica sabendo, por exemplo, se a agência de turismo não está inadimplente e à beira da falência. Para ter informações acesse o link: www.voceconsultaempresas.com.br;

5ª Conte com a ajuda da Internet para pesquisar informações sobre os hotéis e pousadas. Procure nos sites de hospedagem, que muitas vezes têm tarifas mais baixas. Também, verifique as despesas não inclusas na estadia, como taxas de serviço e impostos. Em destinos internacionais, é comum que haja impostos cobrados à parte, no próprio hotel. Nos Estados Unidos, por exemplo, é comum que taxas e impostos passem dos 20% nas diárias nos hotéis;

6ª Quando estiver hospedado, evite consumir os produtos do frigobar. Geralmente, o preço é acima do mercado, além de em alguns lugares serem aplicadas ainda as taxas e impostos. Há hotéis que reservam um espaço no frigobar para produtos comprados pelos hóspedes. Aproveite esta comodidade e compre bebidas e petiscos mais em conta no supermercado;

7ª Informe-se sobre os preços, segurança e formas de traslados disponíveis no destino. Opte pela mais barata;

8ª Programe-se também para as despesas durante a viagem. Use a Internet para pesquisar preços de refeições, transporte, passeios (shows e parques, entre outros). Em algumas cidades, há museus que oferecem entrada gratuita em um dia determinado na semana. Procure os escritórios de turismo na Internet que fornecem este tipo de informação;

9ª Se a viagem internacional já estiver programada, é importante que o consumidor tenha se planejado anteriormente, com a compra da moeda estrangeira, por exemplo. Também é recomendado gastar com cautela no passeio. Em dezembro de 2013, o governo elevou a taxa do IOF (de 0,38% para 6,38%) para o carregamento de cartões pré-pagos com moeda estrangeira. Mesmo assim, a modalidade de pagamento ainda é recomendada por congelar o preço do dólar no momento da compra e por fazer com que o consumidor se limite a gastar dentro do planejado;

10ª Evite utilizar o cartão de crédito no exterior porque a constante oscilação do dólar pode encarecer ainda mais a fatura. Esse tipo de pagamento deve servir apenas para despesas imprevistas ou para aquelas que o turista já programou para pagar quando voltar de viagem.

Para conferir mais dicas e orientações sobre educação financeira, acesse o site www.serasaconsumidor.com.br 

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SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento. 

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br 

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A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

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A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

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