Cotidiano

Com programação híbrida, 24º Crescer dará destaque à tradução e interpretação em Língua Brasileira de Sinais

Com programação híbrida, a 24ª edição do Crescer – o Encontro da Família Católica, promovido pela Comunidade de São Pio X, da Diocese de Campina Grande, será traduzido e interpretado integralmente e, de forma simultânea, para a Língua Brasileira de Sinais – Libras. A medida visa assegurar aos surdos o acesso às informações no evento e respeitar a Lei 10.436/02, que reconhece a Libras como meio legal de comunicação e expressão.

O Crescer 2021 terá o apoio de duas intérpretes, das duas pastorais mais atuantes do estado na garantia dos direitos à acessibilidade dos surdos, que são a Pastoral dos Surdos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Campina Grande, e a Paróquia da Guia, de Queimadas. O evento será interpretado desde a recitação do terço, pregações e músicas, até a celebração da Santa Missa, nos quatro dias de evento.

Há mais de 16 anos o encontro é traduzido para Libras e continuará sendo, para assegurar a inclusão de surdos e mudos, de acordo com Gustavo Lucena, Coordenador Geral do Crescer. “Sobretudo este ano, em que não podemos promover aglomerações, é que daremos maior destaque à interpretação de sinais. Desejamos continuar promovendo a inclusão desta comunidade e possibilitando que sejam também evangelizados”.

Para Elizabeth da Silva Teófilo, intérprete, este ano o desafio será ainda maior. “Eu nunca gostei de ser filmada, mas desde o ano passado, com o cenário de pandemia, precisei me reinventar. Tudo isto é importante para dar continuidade a esta missão, a de, junto com o Crescer, promover a acessibilidade à comunidade surda, que estará em casa, mas tendo acesso a toda programação, louvores e pregações”, afirmou.

Com o tema “Família, Casa da Palavra e da Esperança”, o Crescer 2021 acontece nos dias 13, 14, 15 e 16 de fevereiro, de forma híbrida, em Campina Grande. O evento será transmitido, direto do Teatro Unifacisa, pelo YouTube da Comunidade de São Pio X.

Assessoria de Comunicação

Foto: Leonardo Silva



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo