Economia

Comerciantes comemoram resultados positivos na primeira semana do Maior São João do Mundo

O Maior São João do Mundo 2019 completou uma semana nesta sexta-feira, 14, e o balanço de comerciantes e público é extremamente positivo nos primeiros dias da festa, que ainda tem mais três semanas pela frente. Este ano são 181 pontos fixos de comercialização, dentro do Parque do Povo, sendo 129 barracas e 52 quiosques, além de 140 vendedores ambulantes de bebida e 70 de diversos segmentos.

A expectativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, neste ano, é de um incremento de cerca de R$ 300 milhões na economia local com a realização da festa, além da geração de mais de três mil empregos diretos e indiretos.

Um dos pontos positivos desta edição foi a reabertura da Rua Sebastião Donato, que possibilitou a inserção de mais comerciantes no espaço da festa. “O São João de 2019 está muito bom. O movimento pra gente melhorou muito após a abertura e eu posso dizer que superou nossas expectativas”, disse Silvana Marques, representante de um dos estabelecimentos conhecidos pela comercialização de caldinhos na rua.

Marcos Pazini é dono de um quiosque que fica na Rua Sebastião Donato. O ponto oferece porções de camarão. Ele mora na capital, João Pessoa, mas mantém uma casa em Campina Grande para todos os anos se mudarem para a cidade no mês de junho e garantir o maior faturamento do ano nas finanças do seu negócio. Para esta edição da festa junina, Marcos comprou uma tonelada e meia de camarão.

“A minha expectativa é a melhor possível. Eu gostei da mudança do posicionamento das barracas e dos quiosques porque obriga o público a circular mais pelos espaços, permanecer mais tempo na festa e, consequentemente, mais clientes passam pelo meu ponto”, disse.

Outro aspecto positivo, segundo os comerciantes, foi a entrega da estrutura com um mês de antecedência, o que possibilitou um melhor planejamento da categoria para o evento. “Campina Grande está planejada, programada para fazer o Maior São João do Mundo da década. O prefeito Romero Rodrigues está de parabéns por fazer essa festa linda, parabéns à Prefeitura Municipal de Campina Grande”, disse o dono do restaurante Manoel da Carne de Sol, Marcelo Martins de Oliveira.

A primeira semana também foi positiva para os ambulantes, que esperam o aumento nas vendas com a aproximação do dia de São João. “Desde criança eu trabalho aqui com o meu pai e minha expectativa é que esse ano seja o melhor de todos. A estrutura está mais organizada, o local mais espaçoso e isso ajuda muito nas vendas”, disse a vendedora de milho, Francineide Silva.

Com toda essa estrutura, os turistas têm aproveitado a festa da melhor forma. Dona Irimar Magalhães veio de Fortaleza, juntamente com um grupo de 80 turistas e conta que amou o São João de Campina Grande. “Eu estou encantada com essa festa. É tudo muito lindo e detalhista. Vamos passar quatro dias aqui e eu espero aproveitar todos eles”, afirmou.

Além do movimento na área da festa, o evento também representa crescimento nas vendas do comércio. “O São João consegue estabelecer o crescimento bem exponencial de vendas no nosso comércio. Por isso, essa festa é tão importante. Ela consegue envolver toda cidade e vários setores, termina todo mundo ganhando”, ressaltou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande, Artur Almeida.

Codecom PMCG



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo