Saúde

Como evitar dores e rachaduras nos seios ao amamentar?

Especialista da Criogênesis recomenda cuidados simples para evitar lesões

Amamentar é um ato de amor. Um ato que garante a saúde dos bebês e ajuda a imunizá-los contra doenças respiratórias, diarreias, doenças crônicas, problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão e osteoporose. Os bebês devem ser amamentados por, pelo menos, seis meses após o parto. Porém, durante esse período tão importante, as mamães podem sofrer com dores e rachaduras na mama, problemas comuns para diversas mulheres na fase da amamentação. 

Segundo o ginecologista especialista em Reprodução Humana da Criogênesis, Dr. Renato de Oliveira, as lesões na mama costumam surgir logo no começo do período da amamentação, principalmente devido ao excesso de leite, que pode causar distensão e inchaço da região mamilo-areolar. Além disso, a posição incorreta do bebê ao mamar também pode machucar. “As lesões mamilares podem dificultar a apreensão adequada do alimento pelo recém-nascido, o que interfere em seu desenvolvimento. Portanto, as mamães devem ficar atentas a qualquer alteração nos seios nesta fase”, explica. 

Outros fatores como clima, resíduos de detergente nas roupas, loções aplicadas na região da mama, sabonetes, talco, produtos para cabelo, desodorante ou perfume, podem influenciar no ressecamento dos seios. O uso incorreto de bombinhas para extrair o leite também pode causar o aparecimento de rachaduras. “Certos equipamentos, utilizados de forma mais brusca, podem ferir o tecido mamário e romper os capilares”, complementa o médico.

Para prevenir as lesões ou mesmo tratar e aliviar as rachaduras e dores, alguns cuidados são essenciais. “A mãe deve estar sempre atenta à posição do bebê. O fundamental é que ambos estejam confortáveis e relaxados. Atentar-se para o alinhamento entre o corpo e a cabeça da criança, abdômen do bebê encostado ao abdômen materno e queixo tocando a mama. A criança deve estar apoiada pelo braço da mãe, que envolve a cabeça, o pescoço e a parte superior do seu tronco. A boca precisa estar bem aberta com o lábio inferior invertido recobrindo quase toda a aréola enquanto a porção superior da aréola pode ser visualizada”, orienta o médico. Se a mulher já estiver com rachaduras, recomenda-se passar o próprio leite materno ao redor dos mamilos para hidratar e lubrificar a pele. Mudar a posição do bebê durante a mamada também é muito útil. Deve-se evitar lavar os mamilos várias vezes por dia, assim como, evitar cremes e pomadas ditas cicatrizantes.

AMAMENTAÇÃO AJUDA A PREVENIR O CÂNCER DE MAMA – Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a amamentação completa diminui de 3 a 4% o risco da mulher desenvolver o câncer de mama. Mulheres que amamentam por mais de seis meses têm menos chances de desenvolver a doença devido a substituição de tecido glandular por gordura nas mamas. “Isso mostra que, não apenas os bebês se beneficiam da amamentação, mas as mamães também. Por isso, é fundamental sempre orientar as gestantes que o aleitamento materno, além de fonte de saúde, ajuda na prevenção desta terrível doença”, destaca o ginecologista.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o segundo mais comum no mundo e o mais frequente entre as mulheres, com uma estimativa de mais 1,15 milhão de novos casos a cada ano. A doença também é, responsável por mais de 400 mil mortes a cada ano.

Sobre a Criogênesis

A Criogênesis nasceu em São Paulo e possui mais de 10 anos de experiência no mercado brasileiro e é membro institucional da AABB (Associação Norte Americana de Bancos de Sangue). A clínica é referência em serviços de coleta e criopreservação de células-tronco, medicina reprodutiva, gel de plaquetas e aférese, incluindo a diferenciada técnica de fotoférese extracorpórea. Sua missão é estimular o desenvolvimento da biotecnologia através de pesquisas, assegurando uma reserva celular para tratamento genético futuro. www.criogenesis.com.br

Natalia Galluzzi
Assessoria de Imprensa

natalia.galluzzi@dezoitocom.com.br I www.dezoitocom.com.br
Tel: (11) 3674-4400 Ramal: 4445 / (11) 3674-4419 Direto



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo