Saúde

Como evitar episódios de diarreia aguda durante o período de férias escolares?

foto google
foto google

Cuidados com a alimentação e suplementação a base de zinco, como Biozinc, ajudam a recuperar a mucosa intestinal após os episódios

Dezembro é um mês muito aguardado pelas famílias por conta das férias escolares. Nessa época, um hábito comum é a realização de viagens com destinos que podem ser praia, campo ou cidade. O problema é que o clima quente, típico do período devido à chegada do verão, predispõe alguns comportamentos que facilitam a transmissão da diarreia aguda como a ingestão de água do mar ou areia da praia.  Além disso, a má conservação, falta de higienização ou preparo inadequado dos alimentos também podem causar, principalmente nas crianças, episódios de diarreia.

A diarreia é caracterizada pelo aumento do número de evacuações, geralmente com fezes amolecidas ou até mesmo líquidas. “A diarreia aguda é uma resposta de defesa do corpo ao ataque de micro-organismos – como vírus ou bactérias – podendo ter durabilidade que varia de poucos até 14 dias”, informa a gerente médica da unidade MIP Aché, Dra. Talita Poli Biason.

PREVINA-SE! 

De acordo com a médica, é importante que a criança esteja com o calendário de vacinas em dia, a fim de evitar surpresas desagradáveis durante o período de descanso. “Além disso, evite ingerir água da torneira e não utilize o gelo produzido com água sem ser filtrada, pois esse pode conter microorganismos causadores de episódios de diarreia aguda”, alerta a médica.

A cautela com o preparo, conservação e higienização dos alimentos também deve ser levada em consideração antes de fazer qualquer tipo de refeição em restaurantes, lanchonetes ou qualquer outro estabelecimento comercial. “Na hora de preparar a refeição da família, lave bem as mãos. Evite também consumir alimentos preparados em locais que podem não possuir boas condições de higiene. Opte pelo consumo de alimentos frescos ou submetidos  à conservação adequada”, sugere Dra. Talita.

BUSCANDO O TRATAMENTO 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o consumo de zinco é um importante aliado no tratamento da diarreia aguda. “O zinco auxilia na regeneração das células intestinais.” explica Dra. Talita.  “Como os micro-organismos causadores da diarreia, em geral, provocam lesão na mucosa intestinal e/ou alteram o funcionamento das células do intestino, levam a perda de água e sais minerais, é importante suplementar o zinco”, conclui a gerente médica da unidade MIP Aché. 

Sobre o BioZinc

Biozinc é um suplemento alimentar de zinco na forma de gliconato de zinco (2mg/0,5ml). O zinco influencia mais de 300 enzimas do corpo humano, é necessário para o crescimento e desenvolvimento do organismo, tem ação antioxidante, é fundamental para o sistema imunológico e é importante para a saúde intestinal. O zinco atua na integridade da mucosa do intestino (o que impede a entrada de microrganismos), favorece a multiplicação e diferenciação das células intestinais, além de influenciar a regulação da perda de água pelas fezes. Biozinc é disponibilizado em solução oral sabor guaraná com 75 mL e acompanha seringa dosadora. Biozinc: cuidando da saúde do intestino.

www.facebook.com/unidoscontraadiarreiainfantil

Sobre o Aché Laboratórios 

O Aché é uma empresa 100% brasileira, com quase 50 anos de atuação no mercado farmacêutico. Conta com três complexos industriais: em Guarulhos (SP), São Paulo (SP) e Anápolis (GO). São mais de quatro mil colaboradores e uma das maiores forças de geração de demanda e de vendas do segmento no Brasil. Para atender às necessidades dos profissionais de saúde e consumidores, o Aché oferece um portfólio diversificado com 303 marcas em 747 apresentações de medicamentos sob prescrição, genéricos e MIP (isentos de prescrição), além de atuar também nos segmentos de dermatologia e nutracêuticos. Ao todo, são 130 classes terapêuticas e mais de 20 especialidades médicas atendidas. Recentemente, com a criação da Bionovis, passou a atuar em biotecnologia. No mercado internacional, exporta para 12 países das Américas e África. Em 2014, a companhia foi eleita a melhor empresa do setor farmacêutico pela revista Exame, na premiação Melhores & Maiores.

www.ache.com.br

www.facebook.com/achelaboratorios

Stefane Braga
Assessora de Imprensa

stefane.braga@dezoitocom.com.br I www.dezoitocom.com.br
Tel: (11) 3674-4400 Ramal: 4601 Tel Direto: (11) 3674-4419

Cel: 11 98138-5702



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo