Cotidiano

Conferência de Cultura: Prefeitura dá continuidade à programação nesta sexta e sábado

 

Na noite da quinta-feira (27), o Teatro Municipal Severino Cabral foi palco para a abertura da 3° Conferência Municipal de Cultura (CMC), promovida pela Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). A noite contou com a acolhida artística do grupo “Combo Jazz”, o músico Einstein Felinto e o Coro Municipal.

Compuseram a mesa de honra o secretário adjunto de Cultura da cidade, João Dantas, a presidente da comissão organizadora do evento, Giseli Sampaio, as representantes do Ministério da Cultura Rejane Nóbrega e Raisa Agra, além do conferencista Thélio Farias, a ativista cultural Eneida Agra, e o representante do Instituto Histórico de Campina Grande, Evaldo Nóbrega.
Seguindo com a programação, após a fala de acolhida das autoridades, o conferencista Thélio Farias fez toda uma explanação acerca do tema “Democracia e Direito à Cultura”, iniciando com um trecho do artista Arnaldo Antunes: “A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte”.

A Conferência Municipal de Cultura segue ainda nos dias 27 e 28, com uma programação robusta no Centro Cultural Escola Parque – Lourdes Ramalho, localizado nas imediações do Parque do Povo. Vale lembrar que as inscrições para participar continuam abertas até às 10h desta sexta-feira, voltadas para toda a sociedade civil campinense.

A CMC tem como objetivo promover o debate e garantir os direitos sobre as políticas culturais e suas transversalidades na cidade Rainha da Borborema. Qualquer cidadão maior de 16 anos de idade, e que tenha residência comprovada no Município, poderá se inscrever e participar ativamente da Conferência.

A inscrição é realizada por meio de um formulário online, disponibilizado pela Comissão Organizadora da Conferência Municipal de Cultura, que pode ser acessado pelo link: https://forms.gle/R3NL3j3758g4jrU98. No ato da inscrição, o cidadão também deve escolher um dos grupos de trabalho dos eixos temáticos que serão levados para a CMC.

Também foi disponibilizada pela Comissão Organizadora a inscrição para participar como candidato a Delegado (a) para 4ª Conferência Estadual de Cultura, através do link: https://forms.gle/qTUAEyB3HhtHhyCa7.

Durante os três dias de Conferência serão debatidos sete eixos: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do acesso à cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; Direito às Artes e às Linguagens Digitais; e Formação, Capacitação e Profissionalização do Setor Cultural.

Confira abaixo a programação da CMC:

Dia 27 de outubro de 2023 (sexta-feira)
Local: Centro Cultural Escola Parque – Lourdes Ramalho

8h às 10h – Credenciamento
• Coffee break;
• Apresentação artística;
10h – Abertura
• Boas vindas do Presidente da Conferência, Secretário de Cultura de Campina Grande, Ronaldo Cunha Lima Filho;
10h10 – Divisão dos grupos de trabalho/Eixos temáticos;
12h – Plenária final;
12h30 – Pausa;
14h – Retomada das discussões nos Grupos temáticos;
• Escolha do mediador e relator de cada grupo;
15h – Coffee break;
• Apresentação artística;
15h20 – Apresentação das propostas;
• Cada representante dos 7 Grupos de Trabalho irá apresentar as propostas de
estratégias elaboradas para posterior priorização;
17h – Encerramento.

Dia 28 de outubro de 2023 (sábado)
Local: Teatro Rosil Cavalcanti, Anexo ao Centro Cultural Lourdes Ramalho

8h – Retomada dos trabalhos;
9h30 – Coffee Break;
• Apresentação artísticas;
10h – Escolha de Delegados;
11h – Apresentação das moções para a plenária final;
11h30 – Votação das moções;
12h – Escolha de delegados titulares e suplentes;
• Deverá respeitar a proporção de 2/3 sociedade civil e 1/3 poder público
e os critérios observados na Convocatória Nacional;
12h30 – Encerramento;
• Apresentação artística.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo