Conferência debate jogos educacionais para crianças com Síndrome de Down

aComo forma de valorizar a educação inclusiva, a Conferência Internacional Brasil-Canadá 3.0 traz a participação do doutor em Computação, André Luiz Brandão, que falará sobre o projeto que coordena, intitulado “Jogo de Estímulo a Crianças com Síndrome de Down em Idade Pré-Escolar” (Jecripe) – http://www.jecripe.com/. O projeto foi desenvolvido para atender as necessidades específicas desse grupo, até então ignorado por projetos de jogos eletrônicos.

André Luiz Brandão participa no segundo dia (6), do painel “Oportunidades que vem do diferente”, mediado pela jornalista e professora da UFPB, Joana Belarmino, e que conta com a participação de representantes da Roboeduc (RN) e da Hand Talk (AL).

Segundo André, as atividades que compõem este aplicativo, desenvolvidas de acordo com pesquisas realizadas pela equipe multidisciplinar que integrou o projeto, são progressivas, estimulando a criança em operações interativas tais como mover, clicar e arrastar com o mouse, e imitação de gestos através de música e dança. Além disso, o personagem principal, Betinho, tem feições de uma criança com Síndrome de Down, aspecto inédito em jogos desse tipo.

“Durante a apresentação, irei expor como surgiu o projeto, o seu estado atual e como tenho a intenção de seguir na mesma ideia”, disse.

André Luiz Brandão concluiu o Doutorado em Computação no Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense em 2013. Concluiu o Mestrado em Informática na Universidade Federal do Paraná em 2006 e é Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria.

Desde 2009, coordena o projeto Jecripe, cujo objetivo é desenvolver jogos para crianças com necessidades especiais. Tem experiência com Jogos Digitais, Informática na Educação, Interação Humano-Computador e Visão Computacional.

Sobre a conferência – A conferência Brasil-Canadá 3.0 é uma realização do Governo do Estado da Paraíba e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e tem como patrocinadores master a Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), Câmara de Comércio Brasil-Canadá  (CCBC), Governo do Canadá e da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR). A edição deste ano acontecerá mais uma vez na Paraíba nos dias 5 e 6 de dezembro, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, no polo Cabo Branco, em João Pessoa.

A Conferência reunirá Governo, Pesquisadores e Indústria de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para debater assuntos relacionados ao desenvolvimento e inovação. O título desta edição será “Processos criativos na indústria da convergência: oportunidades e desafios para a produção de conteúdo no ambiente da economia digital”.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo