ArtigoDestaques

Conferência Suíço-Brasileira discute corrupção e papel do Estado

João Pessoa, PB: Nos dias 27 e 28 de maio de 2016, o Centro Cultural Ariano Suassuna sediará a Conferência Internacional “Investimento, Corrupção e o Papel do Estado – Um Diálogo Suíço-Brasileiro”. Os cinco painéis, formados por experts suíços e brasileiros, debaterão o papel do Estado na regulação do mercado financeiro e no combate à lavagem de dinheiro e corrupção. Através da comparação entre as experiências da Suíça e do Brasil, objetiva-se conscientizar e discutir soluções para a atual crise política e econômica.
O evento, co-financiado por um programa de cooperação acadêmica do governo suíço, é uma realização conjunta da ILA Brasil e ILA Suíça (International Law Association), Universidade de Lausanne (Suíça), Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba e da Escola da Magistratura Federal do TRF da 5a. Região (ESMAFE5).
Compreendendo a corrupção como um problema global, serão discutidos cenários nacionais e internacionais, métodos e pesquisas sobre corrupção governamental. Dentre os dezessete participantes, vale destacar:
 Professor Doutor Andreas Ziegler (diretor acadêmico do Programa de Ciências Jurídicas da Universidade de Lausanne e presidente da ILA Suíça)
 Professor Doutor Makane Mbengue (professor na Universidade de Genebra)
 Ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha (Supremo Tribunal Federal)
 Professor Doutor Sérgio Moro (Juiz Federal e professor da Universidade Federal do Paraná)
 Professor Doutor Marcílio Franca (UFPB, MPC/TCE e Presidente da ILA Brasil)
Informações adicionais:
A Suíça possui profunda experiência em investimentos e iniciativas eficazes para combater a corrupção; portanto, espera-se que a troca de conhecimento contribua para o aperfeiçoamento de métodos a serem empregados em instituições governamentais brasileiras. Além disso, espera-se que um debate atualizado enriqueça significativamente a comunidade acadêmica internacional – a partir de novas propostas e, também, do amadurecimento de teses e hipóteses já desenvolvidas. O público-alvo da conferência é constituído de professores, pesquisadores, estudantes e estagiários atuando no Direito. A Conferência será transmitida ao vivo através do serviço de Live Streaming. O link será divulgado através dos sites do DATAB (www.databufpb.com.br/) e do TCE-PB (portal.tce.pb.gov.br/)

Da Redação com ASCOM



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo