SaúdeSem categoria

Conheça as principais doenças já tratadas com sangue do cordão umbilical

foto google
foto google

Desde 1988, já foram realizados 14.000 transplantes de sangue de cordão umbilical, tratando mais de 80 doenças

O sangue do cordão umbilical, rico em células-tronco, apresenta importantes resultados clínicos para o tratamento de algumas doenças. No Brasil, assim como em todo o mundo, centros de pesquisa desenvolvem constantemente estudos de ponta sobre células-tronco, o que tem colocado o país no caminho certo para a obtenção de bons resultados clínicos nesse sentido. De acordo com dados do Banco de Cordão Umbilical, de janeiro a abril deste ano, o número de famílias que optaram por coletar e armazenar o sangue do cordão umbilical dos seus filhos cresceu 148%, em relação ao mesmo período em 2014.

Segundo a Fundação Parent’s Guide to Cord Blood, as células-tronco são utilizadas para o tratamento de 79 tipos de doenças, sendo que, destas, 36 enfermidades já se encontram em fase de aplicação em voluntários humanos.  Para o médico hematologista da Criogênesis, Dr. Nelson Tatsui, a terapia celular é uma realidade e tem um futuro promissor. “Dentre as principais doenças, para as quais as células-tronco tem se mostrado benéficas, estão a Leucemia, Talassemia e Linfomas. Atualmente, há mais de 250 doenças em estudo que poderão ser tratadas com este material. A expectativa é que pesquisas também comprovem a eficiência do material no controle de Diabetes Tipo 1, AIDS, AVC,  enfarte e até lesões na coluna e doenças degenerativas (como mal de Alzheimer e mal de Parkinson), além de problemas pulmonares”, avalia.

Observa-se, ainda, o constante movimento científico e clínico dos bancos privados com finalidade autóloga (para o próprio bebê) e familiar, bem como, a ampla evolução nas pesquisas sobre o uso do sangue e tecido de cordão umbilical, como explica Tatsui: “é possível usar as células-tronco da medula óssea, do sangue periférico ou do sangue do cordão umbilical no tratamento de doenças.Vários tecidos já foram obtidos por meio da cultura programada de células-tronco, tais como: hepático, cardíaco, neuronal, ósseo e muscular. Com isso, o sangue de cordão umbilical poderá vir a ser a fonte inesgotável de recursos biológicos na área de engenharia de tecidos”, ressalta. “No entanto, em virtude da falta de doador compatível, é imprescindível que a futura mamãe considere a coleta de sangue de cordão umbilical para doação ou para guardar para o uso da própria família”, finaliza.

Sobre a Criogênesis
A Criogênesis nasceu em São Paulo e possui mais de 10 anos de experiência no mercado brasileiro e é membro associado e acreditado pela AABB (Associação Norte Americana de Bancos de Sangue). A clínica é referência em serviços de coleta e criopreservação de células-tronco, medicina reprodutiva, gel de plaquetas e aférese, incluindo a diferenciada técnica de fotoférese extracorpórea. Sua missão é estimular o desenvolvimento da biotecnologia através de pesquisas, assegurando uma reserva celular para tratamento genético futuro. 

www.criogenesis.com.br

Ana Lucia Pinto
Assessoria de Imprensa

ana.lucia@dezoitocom.com.br I www.dezoitocom.com.br
Tel: (11) 3674-4400 Ramal: 4603 / (11) 3674-4419 Direto



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo