Curiosidades

Consumidor deve cadastrar no serviço gratuito da Serasa o extravio de documentos ocorrido durante o feriado para evitar ser vítima de fraude  

A cada 15,8 segundos um criminoso tenta aplicar um golpe utilizando indevidamente dados pessoais de um consumidor. A informação é do último levantamento do Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor. Para evitar ser a próxima vítima, o cidadão que teve documentos roubados, perdidos ou extraviados durante o feriado prolongado de Sexta Feira Santa a Tiradentes (18 a 21 de abril) deve cadastrar gratuitamente um alerta no Serviço de Documentos e Cheques Roubados da Serasa Experian. A ação ajuda a diminuir o risco de o cidadão ser lesado pelo golpe conhecido como fraude de identidade. O procedimento não descarta a necessidade da realização do Boletim de Ocorrência (B.O).

As quadrilhas especializadas em roubo de identidade manipulam dados pessoais de vários consumidores para obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos ou fazer negócios apresentando-se com identidade falsa. Basta perder a carteira de identidade ou o CPF para dobrar a probabilidade de o cidadão se tornar vítima de uma fraude. A inclusão do alerta no serviço da Serasa Experian permite que as informações sejam disponibilizadas imediatamente a todos os clientes da empresa no país. O aviso de documentos roubados ficará no sistema de consultas por dez dias úteis. Para que permaneça por tempo indeterminado, o consumidor precisa enviar, dentro desse prazo, o BO e uma declaração formal à Serasa Experian. Já os cheques ficam na base de dados por três dias úteis, tempo para que o correntista avise o banco, faça o Boletim de Ocorrência e suste os cheques. 

Procedimento

O consumidor faz o registro do extravio ou roubo dos documentos (como Registro Geral, o RG; carteira de trabalho; CPF; carteira de habilitação e título de eleitor) e folhas de cheques pela Internet, no link: www.serasaconsumidor.com.br/servicos/documentos-e-cheques-roubados ou pelo telefone da Central de Atendimento ao Consumidor (11) 3373 7272, que funciona nos sete dias da semana, das 8h às 20h. Se alguém já teve no passado algum documento extraviado e ainda não registrou as informações, também pode realizar o cadastro. 

Você também lê esta notícia em:

http://noticias.serasaexperian.com.br/

Assessoria de imprensa da Serasa Experian:

Victoria Bustamante Iturrieta 5511 2847-8426 victoria.iturrieta@br.experian.com
Tariana Brocardo Machado 5511 2847-8428 tariana.machado@br.experian.com
Luiz Hidalgo 5511 2847-8433 luiz.hidalgo@br.experian.com
Ana Greghi 5511 2847-9504 ana.greghi@br.experian.com
Viviane Evangelista 5511 2847-8456 viviane.evangelista@br.experian.com

 SerasaConsumidor 

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento. 

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br 

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo