Educação

“Continuum curricular” é tema dos Seminários da Educação Municipal de Campina Grande

Foram abertos na manhã desta terça-feira, 02 de fevereiro, pelo prefeito Bruno Cunha Lima, o IX Seminário de Educação e o XVIII Seminário de Educação Infantil, eventos que marcam o início das atividades do ano letivo da rede municipal de ensino. A programação se estenderá até a próxima sexta-feira, 05 de fevereiro, e terá como tema “Continuum curricular”. A solenidade aconteceu de forma híbrida, com a parte presencial realizada no auditório Domício Velloso da Silveira, na sede da Federação das Indústrias do Estado da (FIEP) e com transmissão ao vivo pelo canal da Seduc, no YouTube.

Na Fiep, além do prefeito Bruno, estavam presentes a primeira-dama Juliana Figueiredo Cunha Lima; a secretária executiva da Educação municipal, Socorro Siqueira, representando na ocasião o secretário Raymundo Asfora Neto; vereador Rubens Nascimento, representando a Câmara Municipal; Gilbran Asfora (secretário chefe de Gabinete); Berivaldo Araújo (representando o Instituto Alpargatas); e a professora Izabel Veiga,

Neste ano foi escolhido  o tema “O Continuum curricular – as possibilidades do ensinar e do aprender no ensino híbrido e remoto”. O seminário objetiva dar início ao diálogo sobre essa nova forma de organização da trajetória escolar dos estudantes e de atendimento aos direitos e objetivos, de aprendizagem e de desenvolvimento, expressos nas competências previstas na base Nacional Comum Curricular (BNCC) observando a legislação educacional (LDB, artigo 23) e as normas do Sistema de Ensino Municipal de Campina Grande.

Após as execuções dos hinos Nacional Brasileiro e de Campina Grande, a Seduc prestou uma homenagem especial à saudosa gestora Christianne Fátima, da Escola Municipal Manoel Motta, com a apresentação de um álbum de fotografias e depoimentos. Christianne faleceu no último final de semana, aos 48 anos de idade, vítima da Covid-19.

Participações – De forma remota, Marina e Maria Helena Fonseca, da Fundação Lemann, participaram da abertura dos Seminários. Após ouvirem o discurso do prefeito Bruno Cunha Lima, elas parabenizaram pelo evento realizado e também a cidade, por ter um gestor que acredita na Educação como prioridade.

A primeira palestra dos seminários foi proferida pelo professor de Artes e psicopedagogo, Jayse Ferreira, que abordou o tema ‘Como obter bons resultados com práticas pedagógicas inovadoras’. O professor, que ensina nas cidades de Pedras de Fogo (Paraíba) e Itambé (Pernambuco), foi vencedor do prêmio Professores do Brasil nos anos de 2014 e 2015.

Durante sua palestra ele apresentou projetos “Valorizando a diversidade étnico racial na escola” que foi escolhido pelo MEC como o melhor do Nordeste e vencedor do prêmio nacional.

Fonte: Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo