Cotidiano

Coordenadora de Meio Ambiente participa de Encontro de Gestores Ambientais

A Coordenadora de Meio Ambiente da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Campina Grande, Denise de Sena Moreira Alves participou na quinta-feira (10), do III Encontro de Gestores Ambientais Municipais da Paraíba, na Estação das Artes – Cabo Branco, em João Pessoa.

O encontro promovido pela ANAMMA-PB – Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente – Seccional Paraíba, começou às 9h e se estendeu até às 17h.

Durante todo o dia foram apresentados modelos de projetos ambientais nas gestões dos municípios com case de sucesso.

Os temas apresentados pela manhã foram: Sustentabilidade na Administração Pública; Mudança Climática e o Impacto nas Cidades; A descentralização do Poder de Polícia Ambiental da Esfera Federal e as novas atribuições do Poder Municipal; Atividades potecialmente poluidoras e Gestão Ambiental Municipal em Cajazeiras; e A Política Nacional de Resíduos Sólidos e suas implicações para os municípios brasileiros.

As atividades da tarde foram abertas com a apresentação do Programa Minha Árvore, um case de sucesso de Campina Grande, pela coordenadora do Meio Ambiente, Denise de Sena. O Programa já alcançou 43 mil mudas com doação e plantio.

De acordo com Denise de Sena, após a sua participação foram apresentadas as experiências de Cajazeiras, Cabedelo, João Pessoa, Ministério Público Estadual, e Resíduos Sólidos pela Universidade.

Denise destaca que o dia foi bastante proveitoso e que a ANAMMA-PB vai lutar para que a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) recolhida seja repassada para os municípios. Atualmente esses recursos vão para os Estados.

ELEIÇÃO – No final dos  trabalhos houve a eleição da nova diretoria da ANAMMA-PB, sendo eleito presidente, o secretário de Meio Ambiente de Cabedelo, Walber Farias Marques, vice-presidente, Abelardo Jurema Neto, secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, e Tesoureira, Denise de Sena, Coordenadora de Meio Ambiente de Campina Grande.

Denise afirma que, “a partir de agora vamos traçar diretrizes e nos unirmos para práticas e projetos ambientais além de lutarmos para que os recursos da TCFA recolhidos pelo Ibama sejam repassados para os municípios”.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo