Educação

Creche Municipal recebe ações do Programa Crescer Saudável em Campina Grande

Com foco no controle e tratamento da obesidade infantil foram iniciadas as ações do Programa Crescer Saudável em Campina Grande. Os serviços em saúde foram oferecidos na manhã desta sexta-feira, 8, na Creche Municipal Walnyza Borborema Cunha Lima, no Bairro das Cidades.

O programa é uma iniciativa do Ministério da Saúde e realizado pela Prefeitura de Campina Grande, de forma intersetorial entre as secretarias municipais de Educação (Seduc) e da Saúde, através do Programa Saúde na Escola (PSE). Além da parceria com a Universidade Estadual da Paraíba e a União de Ensino Superior de Campina Grande (Unesc).

A proposta é implementar um conjunto de ações que garantam o adequado acompanhamento do crescimento e desenvolvimento na infância, especialmente no controle e tratamento da obesidade infantil. As ações de promoção e proteção da saúde abrangem cuidados relativos à alimentação, nutrição, incentivo à prática corporal e atividades físicas.

Na prática, os profissionais da saúde participam de uma mobilização nas escolas e creches para identificar crianças com problemas de obesidade infantil. Após o diagnóstico, a criança é encaminhada para a Unidade Básica de Saúde e, em seguida, para a Clínica Escola da UEPB para iniciar o tratamento.

Além dos atendimentos relativos ao tratamento da obesidade infantil, também foram oferecidos atendimentos de saúde bucal e orientações com relação ao cartão de vacinação das crianças.

O Programa Crescer Saudável contribui para a melhoria dos indicadores de impacto social do Selo Unicef, especialmente o indicador 4 que trata sobre a obesidade infantil em crianças menores de 5 anos.

Codecom PMCG



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo