Releases

Departamento de Filosofia da UEPB promove oficina de tradução de textos filosóficos

Como forma de promover a popularização e tornar acessível o texto filosófico a diversas plateias, o Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove, a partir do dia 24 de setembro, uma oficina de tradução de textos filosóficos. A oficina é aberta a toda comunidade e segue com inscrições abertas até o dia de início das atividades, através de formulário eletrônico  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfRK09h0EyySTbdm9_WOwOd2V7ZgO54o9oFDb
21ZqbKQN3lQw/viewform ).

A oficina de tradução de textos filosóficos pretende desenvolver, de forma ampla e colaborativa, um papel importante na vida daquele que se interessa pela arte da tradução, promovendo a popularização do texto filosófico e criando competências e habilidades na compreensão e tradução desses textos.

De modo geral, a Filosofia não deixa de enfrentar confrontos com o problema da tradução e manuseio de textos filosóficos. A característica principal deste gênero textual é o trato com os conceitos. Por isso o tradutor deve entender os mecanismos estruturais e fundamentais dentro de um texto filosófico, evitando as generalizações no trabalho de tradução.

Segundo o professor Arthur Marinho, coordenador da oficina, a generalização de textos traduzidos e a incapacidade da tradução em diferentes línguas parece ser um problema central. “A tradução de textos filosóficos leva em consideração a interpretação e a criação de conceitos, principalmente quando se depara com a limitação de textos filosóficos em língua portuguesa e os desafios de tradução. Como alternativa, apresentamos na oficina a
possibilidade de tradução de textos filosóficos”, destaca.

A oficina de tradução de textos filosóficos tem início na próxima terça-feira (24), das 14h às 18h, na Sala 126 da Central de Integração Acadêmica, no Campus de Bodocongó, em Campina Grande. A atividade tem carga de 60 horas/aula e está dividida em dois módulos: o primeiro é o estudo da teoria da tradução e o segundo é pôr em prática as técnicas de tradução de textos filosóficos desenvolvidas no curso.

Outras informações sobre o curso podem ser obtidas no Instagram
( https://www.instagram.com/oftraducaofilosofica/ ), pelo telefone (83) 3344-5318 ou pelo e-
mail arthurlsmarinho@hotmail.com.

Codecom UEPB



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo