Política

Deputados elegem Ouvidor Geral e Ouvidor Adjunto da ALPB

Os deputados estaduais reelegeram Liliane Targino Belmont como ouvidora pública da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), em votação nesta quarta-feira (9). Na oportunidade, também foi eleita a ouvidora adjunta Arlenilde Correia de Aguiar. As duas foram escolhidas, por meio de lista tríplice encaminhada pelo Conselho Consultivo da ALPB, que é formado por representantes de várias entidades. 

Com 26 votos, Liliane Targino foi a mais votada entre os parlamentares para a função de ouvidor público. Segundo ela, a votação secreta realizada pela ALPB para escolha dos membros da Ouvidoria Pública é um processo pioneiro no País e democrático, “como tem sido a atuação do Poder Legislativo paraibano”.

Para a ouvidora, todos os indicados para a lista tríplice são pessoas de reputação ilibada, experiência administrativa comprovada e reconhecido senso de justiça. “Se todos não reunissem essas qualidades, não teriam tido os respectivos currículos aprovados pelo Conselho Consultivo da Assembleia, que é formado por representantes de entidades idôneas e sem envolvimento com a classe política”, comentou.

O Conselho Consultivo da Ouvidoria Pública da ALPB é constituído por membros da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB); da Associação Paraibana de Imprensa (API); do Conselho Estadual dos Direitos do Homem e do Cidadão (CDDHC); do Ministério Público da Paraíba (MPPB); da Arquidiocese da Paraíba; da Central Única dos Trabalhadores (CUT-PB); do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Legislativo (Sinpol); da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Associação Paraibana dos Amigos da Natureza (Apan) e da Central dos Movimentos Populares (CMP).

“A nossa missão é muito grande, haja vista que a Ouvidoria tem o papel fundamental de ouvir a população, os seus anseios e as suas dificuldades. A Ouvidoria é  mediadora nas questões do cidadão paraibano, além de também escutar os servidores do Poder Legislativo sobre queixas, elogios e tudo que o cidadão deseje interpelar”, explicou Liliane Targino.

A Ouvidoria Pública também é responsável por coordenar ao Sistema de Informação ao Cidadão, que é um canal dentro do Portal da Transparência da ALPB.  O setor funciona no Anexo V da ALPB, lº andar, na Praça João Pessoa, no Centro de João Pessoa. As formas de contato para a população são pelos telefones 3214-4648 e 8848-5775 ou pelo e-mail ouvidoria.al@al.pb.gov.br.

Texto: Ângelo Medeiros
Fotos: Arnóbio Costa e Aguinaldo Mota



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo