Destinos: aumenta expectativa de viagens para temporada de verão

foto google
foto google

Quase metade das agências de turismo e operadoras turísticas do Brasil (45,2%) acredita que a movimentação de viajantes será maior na Temporada de Verão 2013/2014, em comparação com o mesmo período anterior. O crescimento deve ficar em torno de 24,5%, de acordo com a pesquisa realizada pelo Ipeturis – Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo, a pedido do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo (Sindetur-SP).

“Entre as empresas que projetam aumento da movimentação de turistas, mais de 60% preveem alta entre 10% e 30% em relação à temporada anterior”, antecipa Marciano Freire, diretor do Ipeturis. Segundo Freire, de acordo com o levantamento, os principais motivos para este otimismo são as ações comerciais e de divulgação empreendidas pelas próprias empresas (18,2%), a facilidade de pagamentos de pacotes e serviços turísticos (15,6%) e os preços promocionais para o verão (13%).

O estudo revela equilíbrio na preferência dos turistas entre os destinos nacionais (49,3%), com leve predominância pelas viagens internacionais (50,7%). “Nos destinos turísticos internacionais mais procurados, os motivos mais citados são compras, parques temáticos e atrações culturais. No caso dos destinos brasileiros, os atrativos são a combinação sol e praia e as belezas naturais”, afirma Marciano Freire.

Entre os cinco países mais procurados na Temporada de Verão 2013/2014, destaque para os Estados Unidos (60,1%), seguidos da Argentina (16,5%), França (7,9%) e Portugal (3,1). Nas viagens nacionais lideram o ranking de preferência dos turistas os Estados do Ceará (23,4%), Rio de Janeiro (17%), Bahia (12,7%), Rio Grande do Norte (11,5%) e Alagoas (10,7%).

Destinos internacionais mais mencionados – diretamente e espontaneamente

Orlando (15,1%)

Paris (14,4%)

Miami (14,2%)

Buenos Aires (11,5%)

Nova Iorque (10,4%)

Destinos nacionais mais mencionados – diretamente e espontaneamente

Fortaleza (23,6%)

Rio de Janeiro (16,6%)

Natal (11,5%)

Maceió (10,9%)

Salvador (9,9%)

Perfil da amostra

Foram entrevistadas 368 empresas do segmento de agenciamento de serviços turísticos distribuídas em 24 Estados brasileiros e no Distrito Federal, somando 66 cidades. Agências de Turismo que atuam na ponta de vendas, no atendimento direto ao consumidor, constituem 75,5% da amostra. As demais 25,5% são operadoras turísticas que atuam na produção de viagens organizadas e em serviços de turismo receptivo.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

GT MARKETING E COMUNICAÇÃO
Tel.: (11) 5053-6100
http://twitter.com/gt_marketing
Danielle Borges – danielle.borges@gtmarketing.com.br

Giovanna Zanaroli – giovanna.zanaroli@gtmarketing.com.br



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo