CotidianoDestaques

Dia Internacional do Idoso é comemorado com Mostra de Talento Sênior, na Estação Cidadania – Cultura

 

Uma mostra de canto, dança e artesanato, reuniu cerca de 200 idosos atendidos pelo Centro Municipal de Convivência do Idoso, na tarde desta terça-feira, 4, na Estação Cidadania – Cultura, no bairro das Malvinas. A Mostra de Talentos Sênior, promovida pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), marcou as comemorações ao Dia Internacional do Idoso, transcorrido em 1º de outubro.

A programação foi aberta pelo grupo Desabrochar, potencializado pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) – Liberdade, que reúne 45 idosos com idades entre 60 e 92 anos. O grupo apresentou o hino de Campina Grande e a canção “Amigos para Sempre”. Em seguida, houve um momento de dança, com a participação da educadora Física Poliana Rochele. Na sequência, o grupo artístico do Centro Municipal de Convivência do Idoso (CMCI) apresentou uma coreografia de dança do ventre. Depois, o grupo “Deus Conosco”, potencializado pelo Cras – Malvinas, apresentou uma roda de ciranda.

O evento contou também com exposição de peças em artesanato, produzidas pelos idosos do grupo Mãe Belmira, do Cras – Galante; além de ações de saúde, tais como aferição de pressão, testes de glicemia e auriculoterapia (técnica derivada da acupuntura, que faz pressão em pontos específicos da orelha para tratar e diagnosticar diversos problemas físicos, mentais e emocionais); e, ainda, cortes de cabelo.

Atualmente, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Semas, atende em média 500 idosos, via 11 Cras e o Centro Municipal de convivência do Idoso. Aos 90 anos, Ovídia de Jesus esbanjou alegria, durante a Mostra de Talentos Sênior. “O que ajuda a gente a viver mais e melhor, são justamente momentos como esse. Estou muito feliz”, disse a animada senhorinha, que há 16 participa das atividades do CMCI.

Para Rosemary Guimarães, gerente da Pessoa Idosa no município, “um momento desafiador, já que precisamos avançar ainda mais em políticas públicas que favoreçam a todos. No entanto, temos muito o que agradecer, por estarmos juntos, por estarmos vivos. Um momento muito positivo em relação a tudo que estamos vivendo”, ressaltou a gerente.

“Um evento que vem coroar todo o trabalho que é realizado pelo CMCI. São nossos idosos talentosos, mostrando parte do que aprenderam e que vivenciam no dia a dia em nosso serviço. Considero que avançamos muito em políticas púbicas mas, muita coisa ainda precisa ser alcançada”, ponderou a coordenadora do Centro de Convivência do Idoso, Gilma Souto Maior.

“É muito gratificante ver o resultado de todo o trabalho, em prol das pessoas idosas e o quanto a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Semas, vem apresentando excelentes resultados e segue valorizando esse público. Que possamos continuar colhendo os frutos desse importante trabalho”, ressaltou o supervisor Manoel Abumussa, que representou o secretário Valker Neves. A Banda de Pífanos do Centro de Convivência do Idoso, encerrou a programação, que foi prestigiada, ainda, pela secretária de Cultura, Gisele Sampaio; o coordenador da Estação Cidadania – Cultura, Múcio Brandão; Rosamélia Vitorino, coordenadora da Rede de Proteção Sociossistencial da Pessoa Idosa; e Romualdo Figueiredo, presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas/CG.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo