Educação

Dia Mundial do Teatro será comemorado com espetáculos “A Gaivota” e “A Pá”

Dia Mundial do Teatro celebra-se anualmente a 27 de março. A data foi criada em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro. O Teatro Municipal Severino Cabral irá comemorar com os espetáculos “A Gaivota” e “A Pá”, uma realização do Circuito Piollin, projeto contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Miriam Muniz 2013, com apoio da Prefeitura de Campina Grande / Secretaria de Cultura / Teatro Severino Cabral, Governo do Estado / Secretaria de Cultura e Fórum de Teatro de Campina Grande.

O espetáculo “A Gaivota (alguns rascunhos)” será apresentado dia 27, às 20h; e “A Pá” será dia 28 no mesmo horário, ambos no Teatro Municipal Severino Cabral, com entrada franca. Ainda no dia 27, às 18h haverá uma mesa redonda com o Fórum de Teatro de Campina Grande com o tema “O atual panorama do teatro de Campina”.

Segundo Nanego Lira, “montar o espetáculo ‘A gaivota (alguns rascunhos)’, em 2006, partindo do texto de Anton Tchekhov e instigados pela proposta de encenação do diretor carioca Haroldo Rego, representou, para o Piollin Grupo de Teatro, um tremendo desafio artístico”.

Nanego diz que o grupo aceitou a provocação estética, e, em um processo que não esteve livre de rebeldias e relutâncias, enveredaram pelo campo da pesquisa em criação coletiva, pensando questões estéticas da contemporaneidade, como a relação entre o teatro e a arte conceitual e a problematização da encenação como representação da realidade.

Já em 2013, mais uma vez em parceria com Haroldo Rego, o grupo produziu “A Pá”, desta vez em um processo de criação absolutamente coletiva, tendo, como inspiração, o filme “Gosto de cereja”, do iraniano Abbas Kiarostami. “Se em ‘A gaivota’  partimos de uma dramaturgia existente, com ‘A Pá’, o Piollin inaugura um trabalho dramatúrgico autoral, reafirmando o compromisso de pesquisa em torno das linguagens artísticas contemporâneas e sua utilização no teatro, com especial interesse na arte da performance e na contribuição do cinema, como linguagem, à poética teatral”, disse.

O Piollin irá percorrer, também, as cidades de Bananeiras (PB), Mossoró (RN), Recife (PE) e Fortaleza (CE), cidades escolhidas pelo grupo considerando as oportunidades de reafirmar e criar vínculos com grupos locais. “A chance de apresentar os dois espetáculos na mesma temporada, promovendo o espaço para conversas entre atores e plateia, significa ampliar a recepção dos espetáculos, permitindo ao público formar uma ideia de conjunto a partir do confronto de dois espetáculos gerados pela mesma linha de pesquisa”, comentou Nanego.

OFICINA

O Piollin Grupo de Teatro irá ministrar no dia 27, às 09h, no Teatro, a Oficina Jogo de Cena, destinada a revisitar, analisar e vivenciar, com os alunos, as experiências que permitiram ao a criação dos espetáculos “A Gaivota (alguns rascunhos)” e “A Pá”, privilegiando, no processo, o trabalho de composição de cena a partir do diálogo com diversas manifestações artísticas não teatrais. As inscrições são gratuitas e estão abertas na administração do teatro.

Contato: Nanego Lira – 8738 7666 – 9661 7682

Fotos:

Piollin 1 e 2: fotos do espetáculo A Gaivota (alguns rascunhos)

Da 3 a 7: espetáculo A Pá.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo