Dia Nacional do Homem: entenda a Andropausa e cuidados que os homens devem ter com sua saúde

 foto google

Comemorado no dia 15 de julho, o Dia Nacional do Homem é também uma data de conscientização sobre doenças que atingem exclusivamente o público masculino. Segundo pesquisa do Datafolha, realizada em parceria com a Eli Lilly, quanto mais velhos os homens, menores são as preocupações com sintomas decorrentes do avanço da idade.

A Andropausa, ou Hipogonadimo Masculino Tardio, é uma redução gradual dos níveis da testosterona, principal hormônio sexual masculino, que acompanha o envelhecimento do homem. “Essa condição pode reduzir significativamente a qualidade de vida do homem, muitas vezes com comprometimento das atividades profissionais e sociais”, comenta o Dr. Geraldo Faria, urologista e diretor do Instituto de Urologia e Nefrologia de Rio Claro – SP.

Os sintomas característicos desse distúrbio são falta de energia, dificuldades de ereção, diminuição do desejo sexual, alteração de humor, diminuição de massa magra, perda de pelos no corpo, distúrbios de sono e aumento de gordura abdominal.

A prevalência desta disfunção aumenta a partir da sexta década da vida, chegando a acometer de 10 a 30% dos homens até os 79 anos. Com a maior expectativa de vida da população brasileira, o problema tornou-se mais prevalente.

De acordo com a pesquisa, 52% dos brasileiros entre 40 e 49 anos demonstram ter alto nível de preocupação com a andropausa. Já entre os homens com mais de 60 anos, 47% se dizem pouco preocupados com essa deficiência, apesar de 27% reconhecerem em si mesmos de três a quatro sintomas.

Caso algum dos sintomas seja notado, é aconselhável que o homem procure um urologista ou endocrinologista para o diagnóstico, que pode ser feito por meio de um exame de sangue, tratamento adequado e acompanhamento.

Sobre a pesquisa “Conhecimento dos homens brasileiros sobre Andropausa”

Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Datafolha, em parceria com a Eli Lilly, em abril de 2014. Ao todo, foram entrevistados 855 homens com mais de 40 anos em todo Brasil, distribuídos em 133 municípios de forma a representar as regiões geográficas do país. A margem de erro máxima para esta amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%.

Sobre a Eli Lilly and Company

A Lilly é uma empresa líder global em saúde que une cuidado com descoberta para melhorar a vida das pessoas em todo o mundo. Fomos fundados há mais de um século atrás por um homem comprometido em criar medicamentos de alta qualidade para necessidades reais e, até hoje, continuamos firmes nessa missão em todo o nosso trabalho.  Em todo o mundo, os funcionários da Lilly trabalham para descobrir e dar vida a medicamentos para aqueles que precisem deles, melhorar o conhecimento e gerenciamento de doenças, e contribuir com as comunidades por meio de filantropia e voluntariado. Para saber mais sobre a Lilly, visite o site www.lilly.com.br.

Informações para a Imprensa

Tino Comunicação

Adriana Solinas – (11)3529-3628 / adriana.solinas@tinocomunicacao.com.br

 
Comments are closed.