Dicas para cuidar de seus cabelos no verão

aaA estação mais quente do ano chegou e com ela as tão esperadas férias e atividades ao ar livre. Nesse período importante ressaltar que é possível aproveitar os dias ensolarados na piscina e viajar para praia, sem abrir mão dos cuidados com a saúde de seus cabelos. Para ajudar nesta tarefa, o Dermatologista do Hospital e Maternidade São Cristóvão Dr. Rodrigo Rodrigues Motta ensina como curtir o sol e manter seus fios saudáveis e bonitos. 

A água do mar e da piscina agridem os cabelos, pois além de diminuírem o manto gorduroso responsável pela proteção dos fios, fragilizam a cutícula (camada externa dos fios). O dermatologista explica, “A consequência dessa diminuição do manto gorduroso e a fragilização da cutícula, aumenta a perda de água dos cabelos, resultando em fios ressecados, quebradiços e com pontas duplas. A água da piscina contém cloro e a água do mar contém altas concentrações de sal, ambas são substâncias que agridem os fios”.

Para quem pretende curtir o verão mantendo os cabelos bonitos e minimizando os efeitos dessa época do ano, o profissional orienta “Uma dica muito valiosa e de baixo custo é sempre enxaguar os cabelos com água doce após sair do mar e piscina, para eliminar o excesso de sal ou cloro e evitar que eles continuem agindo nos fios. Nesta época opte por produtos que combinem hidratantes e filtros solares. Produtos a base de silicone também são uma boa pedida antes de se jogar sem culpa no mar ou piscina, pois forma uma barreira protetora no fio”.

“Uma vez por semana utilize um shampoo anti-resíduos para remover os resquícios de protetores solares, cremes, cloro e sal. Após isso faça uma hidratação com um produto de qualidade”, indica o dermatologista. Ele comenta que muitas vezes utilizamos máscaras capilares na praia e piscina na intenção de proteger os fios, mas explica que não é um procedimento indicado, pois muitas vezes seus princípios ativos reagem com o cloro e sal colaborando para potencializar os danos causados. Ele também ressalta que é importante manter uma alimentação saudável com ingestão de água e sucos naturais, pois além de manter o corpo hidratado deixarão seus cabelos mais saudáveis e bonitos. 

A top catarinense Renata Kuerten, famosa no cenário fashion, revela como cuida das suas madeixas no verão, “Tenho alguns hábitos pra que fiquem saudáveis e brilhantes. Hidratar é essencial, principalmente nessa época do ano, porque o sol maltrata muito os fios. Gosto de usar produtos sem enxágue que tenham protetor solar, e sempre uso cremes de tratamento noturno que ajudam na hidratação do dia seguinte”, diz ela. “Uma boa alimentação também é fundamental para mantê-los fortes e saudáveis. Beber muita água e ingerir alimentos ricos em nutrientes e minerais faz toda a diferença” afirma Renata.

Após o término do verão o Dr. Rodrigo indica “Depois da temporada de sol, vento, piscina e mar, é importante que seja feito um bom corte de cabelo para eliminar as pontas danificadas, mantendo o uso do shampoo anti-resíduos e hidratação uma vez por semana”. Ter cabelos lindos na estação mais quente do ano depende de pequenos cuidados. O Dermatologista do Hospital São Cristóvão lista dicas essenciais para manter seus cabelos bonitos e saudáveis:

  • Use chapéus, lenços e bonés para proteger os cabelos da exposição ao sol;
  • Evite químicas, chapinhas e secadores antes da temporada;
  • Não mantenha os cabelos presos, pois isso agride a estrutura dos fios, principalmente se já estão ressecados;
  • Lembre-se sempre de enxaguar os cabelos com água doce após contato com o mar e água da piscina

 

Larissa Peruccini| Relações com a Mídia

Máquina Public Relations
Tel.:
 55 11 3147 7900 • Ramal 7485

Cel.: 55 11 95353 4594
www.grupomaquina.com



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo