DestaquesPolítica

Distritos estão sendo atendidos com ônibus e Sitrans será convocado pela CMCG

Nesta quinta-feira (12), Marinaldo Cardoso (Republicanos) presidiu a 40ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Campina Grande, realizada em formato híbrido, que contou com a presença dos 23 vereadores. Os trabalhos foram secretariados por Saulo Noronha (SD).

Durante a sessão foram aprovados pelos vereadores, Atas, requerimentos e dois projetos de lei.

PEQUENO EXPEDIENTE

Saulo Noronha (SD), iniciou a sua fala parabenizando e agradecendo ao prefeito Bruno Cunha Lima, no tocante ao problema enfrentado pelos moradores da zona rural e distritos de Campina Grande, com a suspensão do transporte coletivo por parte das empresas de ônibus.

– Hoje pela manhã os distritos de Galante e São José da Mata já contavam com ônibus para o translado até Campina Grande – destacou o vereador.

Ele também informou que já protocolou um requerimento, no sentido do Executivo estudar as probabilidades da criação de uma Empresa Municipal de Transportes. Destacando que as empresas lucram e não prestam um serviço de qualidade.

Pimentel Filho (PSD) falou da audiência pública realizada na última terça-feira, para debater a situação do sistema de transporte público em Campina Grande. Ele fez um apelo no sentido de que os ônibus para os distritos continuem sendo gratuitos.

Também falou a respeito do Maior São João do Mundo, e que Galante é uma referência por conta da festa que realiza com a chegada do Trem do Forró. Disse que tomou conhecimento que o trem vai funcionar a partir do dia 18 de junho. O dia de maior público em Galante é no dia 12 de junho (dia dos namorados) e véspera do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

Alexandre Pereira (UNIÃO), disse que o tema da semana tem sido o transporte público. Parabenizou Saulo Noronha pela propositura, e que Campina não pode ser refém das empresas de ônibus, e que a gestão deu a resposta hoje, colocando de forma emergencial transporte gratuito para a população dos distritos de Campina Grande. “O recado foi dado”, concluiu.

Balduino Neto (PROS) falou a respeito dos impostos cobrados atualmente aos construtores, o que muitas vezes inviabiliza as construções. Disse que os índices deveriam ser analisados pela Prefeitura.

Também fez um apelo ao procurador do município, no que diz respeito à ocupação de um terreno público perto do Centro de Madeira. Disse ainda que tomou conhecimento que a Justiça deu ganho de causa ao Município. “O que está faltando para a reintegração de posse?  O procurador deve agilizar o poder de polícia para a retirada dos invasores”, finalizou.

GRANDE EXPEDIENTE

Sargento Neto (PLP) iniciou a sua fala da alegria do dia de ontem, após o recebimento por parte do DNIT, da assinatura da ordem de serviço para o início da duplicação da BR-230, do trecho compreendido entre a Alça Sudoeste e a Praça do Meio do Mundo.

Ele agradeceu a todos os vereadores e em especial ao amigo presidente Marinaldo Cardoso. “Juntos trabalhamos em busca de recursos para o início da obra, que para muitos era apenas um sonho. Mas graças a Deus, com a união de todos, o sonho se tornou realidade”.

O vereador também agradeceu aos senadores, deputados federais, deputados estaduais, e as instituições e entidades que se juntaram à CMCG na empreitada.

Ele prometeu que vai continuar cobrando dos políticos e que vai acompanhar de perto os trabalhos e informou que o canteiro de obras na Praça do Meio do Mundo já está instalado.

Marinaldo Cardoso (Republicanos) falou da sua alegria quando recebeu a ligação do superintendente do DNIT no estado, informando da assinatura da ordem de serviço para o início da duplicação da BR-230 (Alça Sudoeste a Praça do Meio do Mundo), e das construtoras que ganharam a licitação. Ele fez um destaque especial ao Deputado Frei Anastácio e ao senador Veneziano Vital do Rêgo.

Em um aparte, os vereadores Aldo Cabral (PSD), Pimentel Filho (PSD), Jô Oliveira (PCdoB), Janduy Ferreira (PSDB), Olímpio Oliveira (UNIÃO), Saulo Noronha (SD), Anderson Almeida (MDB), Balduino Neto (PROS) e Luciano Breno (PP), destacaram a importância desta duplicação, que tem como objetivo maior salvar vidas.

No dia de ontem mais uma pessoa perdeu a vida na Alça Sudoeste. Os vereadores destacaram a união de toda CASA para salvar vidas, também lembraram o trabalho do presidente para unir todos os divergentes, em defesa de um bem comum.

Marinaldo destacou ainda o empenho dos prefeitos em nome de André Gomes (prefeito de Boa Vista), agradeceu ao presidente da ACI e demais entidades. Ele relatou que esta proposta de duplicação estava engavetada por muito tempo. Duas emendas orçamentárias, uma no valor de 1 milhão, e uma de 165 milhões do então senador Raimundo Lira, voltaram aos cofres públicos por conta de questões judiciais.

“Agradeço ao trabalho do senador Veneziano que conseguiu tirar os entraves, e hoje a gente pode comemorar esta primeira vitória”, finalizou.

Waldeny Santana (UNIÃO) destacou o empenho do deputado federal Efraim Filho nesta luta ao lado da CMCG e que destinou recursos para a obra, ele que conseguiu apenas 700 votos em Campina Grande.

Ele também falou das conquistas do seu mandato, com a conclusão por parte da Prefeitura, da pavimentação da Rua Luiza Motta, no Catolé, apenas 50 metros. E que continua pedindo o cercamento da feirinha do Catolé, e melhorias na Lavanderia Pública.

Numa aparte, Balduino parabenizou o vereador e falou da necessidade de reformas nas instalações elétricas e hidráulicas e que a cidade conta com cinco lavanderias públicas.

Waldeny falando a respeito da crise do transporte na cidade, foi ajuizada uma multa diária de 100 mil reais/dia.

Jô Oliveira (PCdoB) disse que é necessário fazer uma convocação ao Sitrans para comparecer à Câmara, o convite para a Audiência foi feito e a resposta foi – não estaremos presentes.

LEITURA DOS REQUERIMENTOS

O vereador Anderson Almeida (MDB) requer licença para tratar de assuntos de interesse particular, por período de 121 dias, a iniciar-se no dia 16 de maio de 2022.

Saulo Noronha (SD) requer ao prefeito Bruno Cunha Lima a criação de uma empresa municipal de transporte coletivo. Os requerimentos foram aprovados pela CASA.

PROJETOS DE LEI

O projeto de lei do Executivo que dispõe sobre a alteração da lei nº 8.331, de 8 de abril de 2022, que autorizou operação de crédito interna por contratação de empréstimo, com garantia da união, para investimento em pavimentação de ruas do município e requalificação do parque açude novo, e dá outras providências.

E o projeto de lei do Executivo que dispõe sobre a implementação do modelo de financiamento baseado na portaria nº. 2.979/ms/gm/2019, que institui o programa previne brasil, no âmbito do município de Campina Grande/PB e dá outras providências, Foram aprovados por maioria em primeira e segunda votações, depois de muitos debates.

O presidente Marinaldo encerrou os trabalhos convidados os vereadores para a sessão da próxima terça-feira (17), a ser realizada em formato híbrido, a partir das 9h30.

Acompanhe tudo que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br ou pelos novos canais no youtube e facebook (camaracg oficial).

DIVICOM/CMCG

Foto: Josenildo Costa

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo