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Do currículo às dinâmicas de grupo, como conquistar uma vaga no mercado de trabalho

O primeiro trimestre é a melhor época para conseguir um novo emprego. Isso acontece porque as empresas já têm o planejamento traçado e para alcançar as metas propostas, precisam investir na contratação ou substituição de seus colaboradores, abrindo assim os processos seletivos.

Bob Floriano, coach especialista em carreiras e desenvolvimento profissional, dá dicas preciosas para quem quer ter sucesso em todas as etapas da seleção e conquistar a tão sonhada oportunidade no mercado de trabalho. Confira a seguir:

Currículo

Considerado o cartão de visitas do candidato, o currículo deve conter informações atualizadas, precisas e relevantes para a vaga oferecida. Expor talentos e competências é possível desde que contribua para o desenvolvimento profissional.

Cursos, seminários e atividades extras podem ser um diferencial, porém, só devem constar no currículo caso estejam alinhados com a função ou segmento do cargo pretendido. “Colocar cursos e especializações que não foram feitos é um dos principais erros cometidos. Tudo se descobre com a internet!”, alerta Bob Floriano.

A pretensão salarial faz parte de seus propósitos profissionais e, por isso, deve estar no seu currículo de forma clara.

Se houver dificuldade, é fundamental procurar ajuda para formatar o currículo de maneira adequada. Existem muitas ferramentas, inclusive gratuitas, para esse fim.

Dinâmicas de grupo

A dinâmica de grupo é uma projeção para futuros relacionamentos internos e a reação às dificuldades e desafios. Através das simulações, o recrutador quer avaliar o posicionamento do futuro colaborador diante de situações adversas. Por isso, o especialista recomenda que o candidato não fique nem apático e nem tente aparecer demais. “O candidato deve chamar a atenção por sua eloqüência, por saber se expressar bem e claramente”, orienta.

Bob também aconselha a agir o mais natural possível. “Se você usa frases que não usaria normalmente e tenta fazer algo que geralmente não faria, o avaliador percebe que aquilo é falso, o que conta pontos negativos”.

Entrevistas

Na maioria dos processos seletivos, a entrevista é a última etapa para conseguir o emprego e para se sair bem, Bob traça algumas recomendações do que fazer e o que evitar.

Recomendações:

  • Faça uma pesquisa completa sobre a empresa, seus propósitos e forma de atuação no mercado;
  • Vista-se de maneira formal e adequada à ocasião. “Sua apresentação pessoal é um reflexo do quanto você pode cuidar da empresa e do seu emprego”, ensina.
  • Surpreenda o entrevistador e mostre-se interessado por todas as novidades do segmento, que está na busca incessante por tudo que é novo;
  • Clareza nas respostas e demonstração verdadeira do que representa este emprego na sua vida pessoal. “É muito importante colocar suas idéias, pontos de vista e conhecimentos de uma forma compreensível com eficiência. Ter uma comunicação mais assertiva garante pontos extras”, explica Bob.
  • Treine em casa mesmo uma conversa com personagens de diferentes idades e temperamentos. Essa “simulação” é um ótimo exercício;
  • Mesmo não tendo a mesma formação dos demais concorrentes, quem tem autoconfiança e consegue passar o que sabe com mais clareza, fica em evidência.

Evite:

  • Chegar atrasado;
  • Usar gírias e palavrões durante as respostas;
  • Falar mal do emprego anterior ou dos superiores;
  • Nervosismo e ansiedade atrapalham o desempenho. Por isso, o especialista aconselha: “tenha foco na auto-estima e nos conhecimentos que traz na bagagem pessoal para ser o mais assertivo possível”.

As empresas buscam profissionais inovadores, que surpreendam desde o primeiro contato. “Como não há como prever o perfil do entrevistador, ir à entrevista bem preparado e aberto ao diálogo, demonstrando real interesse na empresa, torna o caminho do sucesso e da conquista ao emprego menos tortuoso”, conclui o coach.

Sobre Bob Floriano

Bob Floriano é jornalista e coach. Autor do livro “Quem Fala Bem Vende Mais”, compartilhar a expertise de 35 anos na comunicação em palestras, workshops, apresentação e mediação de eventos dirigidos ao desenvolvimento individual e profissional, sempre voltado para a excelência e evolução no trabalho e nas relações pessoais.

Há mais de 15 anos, é contratado das Casas Bahia para toda comunicação de rádio, TV e treinamentos. Tem ainda em seu portfólio trabalhos desenvolvidos para empresas como Bayer, Gilette do Brasil, Ford, Santander, Tech Data, O Boticário, Avon, TAM, Grupo RBS, Discovery Channel, Porto Seguro Seguros, Shell, PADO, Redecard, CNA, Toyota, CBC.

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Patrícia Kishimoto

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