Doença bipolar. Como se manifesta

A doença bipolar é uma doença psiquiátrica caracterizada por variações acentuadas do humor, com crises repetidas de depressão e mania.

Não é uma doença fácil de detectar no seu início, uma vez que os sintomas podem parecer estar isolados uns dos outros sem fazerem parte de uma mesma condição clínica.

A doença manifesta-se por sintomas de mania e de depressão. A mania caracteriza-se por “um estado de humor elevado e expansivo, que tanto pode ser eufórico como irritável”, lê-se no site da CUF.

Com a aceleração psíquica, os doentes podem ficar mais irritáveis, com discurso acelerado, mudando frequentemente de assunto, com reações excessivas, excesso de autoestima, aumento do desejo sexual, entre outros.

Mas o sintoma principal é a tristeza e o desespero. Nesta fase, os doentes exibem pouca autoestima, pensamentos negativos, dificuldade de concentração, choro fácil ou vontade de chorar sem ser capaz, ideias de morte e de suicídio.

Na mesma crise, podem ocorrer sintomas de depressão e de mania, o que corresponde às crises mistas. No final de cada crise, o doente regressa ao seu estado normal.

Notícias Ao Minuto Brasil

Foto: Google

Load More Related Articles
Load More By Ionete Ramos
Load More In Saúde
Comments are closed.