Enfermarias do Hospital da Criança recebem pinturas em grafite

aCom o intuito de deixar o ambiente hospitalar mais aconchegante para os usuários, as paredes das enfermarias e salas de urgências do Hospital Municipal da Criança e do Adolescente Dr. Bezerra de Carvalho ganharam pinturas em grafite, com temáticas que envolvem o universo infantil e juvenil. 

A proposta faz parte de uma série de ações que vêm sendo desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde para humanizar o atendimento no hospital, por onde passam uma média quatro mil crianças e adolescentes por mês.

A ideia de colorir as enfermarias com desenhos infantis partiu do setor de psicologia do hospital para ajudar a amenizar o medo e traumas das crianças. Segundo a psicóloga Elaine Rodrigues, o ambiente mais alegre e humanizado contribui na recuperação dos pequenos.

“O período de internação desperta medos e ansiedade na criança. Os desenhos permitem a distração durante o atendimento no ambulatório e também possibilitam que a internação seja mais tranquila e agradável”, explicou.

A iniciativa agradou tanto as crianças internadas como os pais e acompanhantes dos pacientes. A dona de casa Aline Vicente, 24, esteve no hospital esta semana para acompanhar o filho de um ano e aprovou a proposta de humanização do serviço.

“Além do atendimento de qualidade dos profissionais, é gratificante ver um serviço público preocupado em dar uma atenção especial e diferenciada aos nossos filhos”, comentou.

De acordo com a diretora técnica do Hospital da Criança, Alana Borges, além das pinturas, todas as enfermarias também ganharam, este ano, televisores e aparelhos de DVD. A unidade ainda conta com sala de leitura e brinquedoteca.

“O ambiente hospitalar impõe limitações, afastando a criança de suas atividades escolares e das brincadeiras em casa e com os amigos. Por isso, estamos buscando formas para que ela possa lidar com essas limitações, afinal, brincar é um direito da criança, que deve ser respeitado”, garantiu a pediatra.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo