Saúde

Enfermeiras do Isea fazem fichas de bebês à mão utilizando desenhos coloridos

Para tornar o nascimento do filho um momento ainda mais mágico e especial, o Centro de Parto Normal (CPN) do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), produz fichinhas de bebês personalizadas. As enfermeiras obstétricas do CPN fazem, à mão, a ficha de cada criança que nasce no local. No documento estão informações como peso, altura, dia e horário de nascimento do bebê, nome da mãe, acompanhante da gestante e de todos os profissionais que trabalharam no parto.

As fichinhas são coloridas e com desenhos lúdicos. Essa lembrancinha, que elas chamam de “mimo”, não substitui os documentos oficiais entregues para as famílias. É só uma forma de humanizar ainda mais o atendimento.

“É uma lembrancinha para que a família possa guardar com carinho este momento bonito. Uma enfermeira começou fazendo e todas as outras foram aprendendo com ela e fazendo também”, explicou a coordenadora da unidade, Ana Luíza Oliveira. O projeto começou em junho deste ano.

O Centro de Parto Normal, que fica dentro da maternidade do Isea, é um serviço voltado para o parto humanizado e de forma natural. Desde que o serviço foi iniciado, mais de 500 bebês já vieram ao mundo no local, todos de parto normal.

O CPN tem uma perspectiva de respeito à vontade das gestantes e elas podem escolher a forma mais confortável para parir, tudo no seu tempo. Tem cadeira especial, macas com regulação de várias alturas, chuveiro e até banheira para a mamãe ficar mais à vontade.

Os partos são realizados no tempo das mamães, algumas levam várias horas e são estimuladas com o acompanhamento das enfermeiras obstétricas, utilizando bolas de pilates e técnicas de relaxamento para que os meninos e meninas venham no tempo certo e da melhor forma possível.

Codecom PMCG



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo