Entenda os diferentes tipos de ômegas em cápsulas

foto google
foto google

Os mais usuais nas prateleiras são as versões 3, 6, 7 e 9. O ômega 3, por sua vez, é composto pelos tipos EPA e DHA. Especialista afirma que, para aproveitar todo o potencial desses ácidos graxos, vale a pena conhecer os mais indicados para cada finalidade

São Paulo – 16/12/12 – Se você pensa que já ouviu falar tudo a respeito dos ômegas em cápsulas, talvez possa estar enganado. É verdade que a população está mais ciente da importância dos nutracêuticos para complementar a dieta que, muitas vezes, é deficitária de nutrientes. Mas, parte dos consumidores não sabe que existem variáveis na composição e na função desses produtos, sobretudo, nos ômegas, disponíveis no mercado nas versões 3, 6, 7 e 9. Luiz Cavalcante, Professor Farmacêutico e Consultor Técnico da Global Sports – empresa especializada em nutracêuticos e alimentos funcionais, alerta que, quando não há a escolha correta, o produto não atinge o efeito esperado. Por isso, a pergunta que não quer calar: você sabe qual a finalidade do tipo de ômega que você consome?

*Ômega 3 – É mais conhecido por suas funções anti-inflamatórias e antioxidantes. Além do mais, ele é um dos mais indicados porque atua na manutenção do sistema cardiovascular, imunológico e do cérebro, dentre outras funções. Ele pode ser encontrado na associação de DHA e EPA, em várias concentrações. O ômega 3 é mais abundante no salmão, atum e sardinha.

Na tabela a seguir, veja a principal funcão de cada um:

*Ômega 6 – É excelente como anti-inflamatório. Esse óleo é mais encontrado em vegetais como o Flaxseed oil (óleo de linhaça), óleo de borragem, óleo de cártamo e óleo de prímula. O ômega 6 é utilizado para aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual e fogachos na pré-menopausa.

*Ômega 7 – Encontrado principalmente no óleo de macadâmia é um potente antioxidante possui ações comprovadas na prevenção de doenças cardiovasculares e do diabetes.

*Ômega 9 – O ômega 9 é o principal componente do azeite de oliva que é de extrema importância na dieta do mediterrâneo funcionando como cardioprotetor, Esse tipo de gordura está presente no azeite de oliva, oleaginosas (castanhas, amêndoas e nozes), óleo de canola e abacate.

*Ômega 3: o preferido

Com maior número de estudos científicos publicados em relação aos demais óleos, além da vasta disseminação pela mídia, coloca o ômega 3 num patamar diferenciado, quer dizer, ele é o tipo de ômega mais indicado pelos prescritores. Vale lembrar que o ômega 3 é um tipo de gordura, conhecido como ácido graxo essencial, pelo fato de não ser produzido em nosso organismo, o que requer a suplementação extra. Mas, o farmacêutico alerta: dentre os ômegas 3 também existem variações.

“Há ômegas 3 compostos por ácido eicosapentaenóico (EPA), ácido docosa-hexaenóico (DHA), em várias concentrações. Todos são antioxidantes e possuem ação protetora das membranas celulares. Entretanto, estudos comprovam que o EPA tem a função protetora de membranas celulares do coração e do sistema nervoso central, além de diminuir os níveis de colesterol, triglicerídeos e regular a pressão sanguínea. Já o DHA tem maior potencial para proteger o sistema neurológico e visual, além de atuar como anti-inflamatório pós-exercícios físicos. Há, também, a possibilidade de encontrar o mix desses ácidos em várias concentrações, como a versão que atua no sistema neurológico e cardiovascular ao mesmo tempo, ainda mais diminui a inflamação pós-atividade física”, garante Cavalcante.

Uma das principais empresas brasileiras especialista na produção de ômegas, dentre outros suplementos, é a Global Nutrition. De acordo com a Coordenadora de Marketing, Gisele Martins, os produtos são feitos com matérias-primas importadas criteriosamente selecionadas para manter o padrão de qualidade que coloca a marca em destaque no segmento.

“Disponibilizamos as versões DHA, EPA e associadas nas farmácias de manipulação e lojas especializadas em suplementos e produtos naturais. Todas as versões são livres de metais pesados, principalmente o mercúrio. Todas as informações técnicas, como porcentagem e tipos dos ômegas, impreterivelmente, estão expressas nos rótulos, o que facilita a identificação do consumidor”, afirma Gisele.

Fonte: As linhas Global Sports e Global Nutrition são produzidas pela Softech Brasil, empresa com atuação no Brasil e nos Estados Unidos – especializada em desenvolver nutracêuticos, alimentos funcionais e suplementos alimentares inovadores e com qualidade internacional, para a manutenção da saúde e uso em prática de atividades físicas por esportistas em geral que visam, além de obter um melhor desempenho e definição corporal, prevenir lesões desportivas.

www.globalsports.net.br

Jornalista responsável:
Rodrigo Hernandes (Mtb-SP 40.598)
Cel: 11-99354-5230
Tels: 11-2061-7919/2061-5709
Av. Paes de Barros, 2659 – cj. 27
CEP 03149-100- São Paulo – SP
rodrigo.hernandes@holdingcom.com.br



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo