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Escolas da Rede Municipal de Campina Grande são premiadas em etapa estadual do Prêmio “MPT na Escola”

 

Projeto objetiva, por intermédio da comunidade escolar, estimular o debate sobre a temática do trabalho infantil

Estudantes da Rede Municipal de Campina Grande foram selecionados para receber premiação referente à Etapa Estadual do Prêmio “MPT na Escola 2022”, que traz como tema central “ A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”. O resultado foi divulgado pelo Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), na última sexta-feira, 26. Os selecionados apresentarão seus trabalhos e serão premiados pelo MPT, em João Pessoa, em cerimônia prevista para acontecer no dia 4 de outubro.

Após essa etapa, os estudantes participarão da fase Nacional, na qual os trabalhos que obtiverem o 1º lugar, em cada categoria do Prêmio na etapa estadual/regional, serão inscritos até o próximo dia 02 de setembro.

Quando de sua fundamentação, o Projeto se propôs a levar a temática do trabalho infantil para a sociedade, por intermédio da comunidade escolar, transformando os profissionais da Educação em multiplicadores do conhecimento sobre o tema, bem como acerca da necessidade da prevenção e da erradicação da exploração do trabalho de crianças e adolescentes.

O referido Projeto conta com a realização do Prêmio “MPT na Escola”, que ocorre nas etapas Municipal, Estadual e Nacional, e consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos estudantes das Escolas da Rede Municipal participantes.

De acordo com o secretário de Educação de Campina Grande, Raymundo Asfora Neto, o projeto tem importância singular, diante do contexto atual, tendo em vista a necessidade do combate efetivo à alta incidência do trabalho infantil no município.

“A erradicação do trabalho infantil é uma problemática de interesse comum a toda sociedade. É preciso garantir, na totalidade, os direitos das nossas crianças e adolescentes. E o MPT já é parceiro da Educação de Campina Grande em outras frentes e este projeto acaba estreitando ainda mais esses laços, para intensificar o trabalho neste sentido”, pontuou Asfora.

Execução e avaliação

De acordo com o regulamento, os trabalhos inscritos deveriam abordar, obrigatoriamente, os seguintes temas: GRUPO 1 (Estudantes de 4º e 5º ano – anos iniciais): Trabalho infantil e GRUPO 2 (6º e 7º ano – anos finais): Profissionalização do adolescente/aprendizagem profissional. Os dois grupos estão concorrendo nas categorias Conto, Poesia, Música e Desenho.

GRUPO 1
Categoria MÚSICA (1º lugar)
Aluna: Claudia de Farias Nascimento (4º ano)
Escola: Escola Municipal Rotary Dr. Francisco Brasileiro
Professora: Sandra da Silva Camelo

GRUPO 2
Categoria CONTO (2º lugar)
Aluna: Maria Heloísa Oliveira da Silva (4º ano)
Escola: Escola Municipal Manoel Francisco da Motta
Professora: Inaldete Freire dos Santos

Foram selecionadas pela coordenadora Local do Projeto, Fabíola Gaudêncio, e pela coordenadora Executiva, Vera Lúcia Passos Nóbrega de Souza, dez unidades escolares para participar do Projeto: Escolas Municipais Escritora Lourdes Ramalho; Maria das Vitórias Uchôa; São Clemente; Manoel Francisco da Mota; Professora Maria Anunciada Bezerra; Manoel da Costa Cirne; Dr. Chateaubriand; Rotary Francisco Brasileiro; Professor Anísio Teixeira e a escola municipal Luís Gomes da Silva.

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