Cotidiano

Estudantes de arquitetura visitam obras de revitalização do Parque Evaldo Cruz

 

Um grupo de estudantes do 9º período de arquitetura da Unifacisa teve a oportunidade de visitar as obras de revitalização em andamento no Parque Evaldo Cruz, localizado no coração do Centro de Campina Grande. A visita proporcionou aos futuros arquitetos uma experiência enriquecedora, permitindo-lhes observar de perto o processo de transformação do espaço público.

A primeira visita dos estudantes de arquitetura ao Parque Evaldo Cruz aconteceu na terça-feira (19), e ainda estão programadas mais duas para acontecer, nos dias 21 de março e 2 de abril. O professor responsável pela disciplina que organizou a visita, Daniel Celegatti, destacou a importância dessa atividade para a formação dos estudantes.

“Fomos muito bem recebidos, e é muito bom a gente perceber que a Prefeitura está atuando para o bem público e devolver à cidade um equipamento tão importante como é o Açude Novo, e ainda interligando a outro equipamento importante que é o Parque do Povo. Fico muito satisfeito de trazer os alunos aqui para conhecer a parte da construção em si e também para conhecer o projeto. Agradecemos pela oportunidade que tivemos, nossos alunos ficaram muito satisfeitos e puderam ter um conhecimento um pouco maior de obras, principalmente de obras públicas”, afirmou o professor.

Durante a visita, os estudantes puderam acompanhar de perto o progresso das obras, que incluem a recuperação de áreas verdes, instalação de novos equipamentos de lazer e melhoria na infraestrutura do parque. Para muitos deles, foi uma oportunidade única de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Mariana Damasceno, secretária adjunta da Secretaria de Obras do Município, esteve presente durante a visita e compartilhou conhecimentos valiosos sobre o projeto de revitalização.

“É um prazer compartilhar um pouco sobre o projeto de revitalização do Parque Evaldo Cruz. Para nós, da Secretaria de Obras, esta obra representa não apenas uma transformação física, mas também o nosso compromisso com o futuro de nossa cidade. Estamos empenhados em criar um espaço urbano dinâmico e inclusivo, onde todos possam se reunir, se inspirar e desfrutar da beleza natural que é este parque”, afirmou Mariana.

Mariana ainda destacou a relevância da contribuição dos estudantes de arquitetura da Unifacisa no processo de revitalização do Parque Evaldo Cruz. Segundo ela, o envolvimento dos jovens arquitetos não só traz novas perspectivas e ideias para o projeto, mas também fortalece o vínculo entre a comunidade acadêmica e as necessidades reais da cidade, promovendo uma abordagem colaborativa e inclusiva na construção de espaços urbanos mais funcionais e acolhedores.

“Receber estudantes de arquitetura para conhecer uma obra urbana importante como esta é crucial para o desenvolvimento profissional e acadêmico deles. É uma oportunidade única para que eles possam aplicar o conhecimento teórico aprendido em sala de aula na prática, compreendendo os desafios reais enfrentados na construção de espaços urbanos significativos, como é o caso Parque Evaldo Cruz. Essa interação também proporciona uma troca valiosa entre os profissionais e essa nova geração de arquitetos, enriquecendo o aprendizado e inspirando futuros projetos. Acreditamos no papel que a educação e o envolvimento comunitário desempenham no sucesso de projetos como este, e esperamos que esta experiência os inspire e levem adiante a importância que é criar espaços públicos acessíveis e significativos para todos”, concluiu.

Além de proporcionar uma experiência educacional enriquecedora para os estudantes, a visita das obras do Parque Evaldo Cruz também ressalta o impacto positivo que projetos de revitalização urbana podem ter na comunidade. Ao revitalizar espaços públicos, não apenas se promove o bem-estar dos cidadãos, mas também se fortalece o senso de pertencimento e identidade local.

Obras avançadas

As obras de revitalização no Parque Evaldo Cruz estão em ritmo acelerado. Joab Machado, secretário de Obras do Município, explicou sobre o progresso existente e os mecanismos de gestão empregados para assegurar a eficiência de obras de infraestrutura, e ainda enfatizou o compromisso das equipes envolvidas em manter o ritmo e superar os desafios para entregar a obra dentro do prazo.

“[A obra] andou muito bem, a gente teve um cronograma muito bem ajustado, bem gerido, uma boa atuação da prefeitura. O foco é entregar, gerir bem os contratos, […] a gente está focado em ter resultados. O planejamento é que até o final de abril nós já tenhamos o trânsito liberado, tanto para os pedestres, quanto para veículos, e a ponte liberada, já com a pavimentação, guarda-corpos, passeios e asfalto”, enfatizou.

Com um investimento de R$ 30 milhões, essa obra histórica no centro da Rainha da Borborema devolverá à população um amplo espaço para exercícios, contemplação, eventos e ampliação do Parque do Povo. O Açude Novo será revitalizado com novas estruturas, como quadra poliesportiva, ciclovia, pista de skate, playground, espaço pet, lanchonetes, estacionamento, lojas e banheiros acessíveis. Nesta primeira etapa, além da ponte, serão entregues o pátio multiuso, escadarias, obelisco (principal monumento histórico já restaurado), rampas de acessibilidade, gradil e iluminação em LED em todo o parque.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo