Paraíba

Evento de futebol americano sediado no Brasil pela primeira vez conta com participação campinense

A organização American Football Without Barriers (Futebol Americano Sem barreiras) realizou no último final de semana (Dias 15 e 16 de Fevereiro) no Rio de Janeiro um evento para divulgar o futebol americano pelo mundo. Integrantes do time campinense Tropa Campina estiveram presente no evento para poder trazer mais novidades do esporte para cidade. Este evento contou com a presença de vários jogadores na NFL (Liga Americana de Futebol Americano).  

A história do futebol americano em Campina Grande surgiu há alguns anos, entretanto não houve crescimento. Em 2011, a fim de renovar o esporte na cidade, foi feita uma parceria com o Treze Futebol Clube, melhorando a situação do esporte na cidade. O Treze Roosters fez sua primeira participação em uma competição de Futebol Americano, o Campeonato Brasileiro de Futebol Americano do ano de 2013. Esta parceria durou 2 anos. No término com a parceria surgiu o Tropa Campina. A mudança do nome aconteceu em virtude do time buscar identidade própria, além de querer que tivesse algo em relação com o nome da cidade. Sua estreia será no cenário paraibano do futebol americano em 2014.

O time possui hoje, 45 atletas ativos. O presidente Thiago Lacerda ressalta que o principal requisito para praticar este esporte é a vontade de jogar. Ele também diz que o futebol americano é um esporte bastante social e que envolve diversas faixas etárias e biótipos físicos.

A American Football Without foi fundada pelo jogador Gary Barnidge (tight end do Cleveland Browns) e Breno Giacomini (offensive tackle do Seattle Seahawks) em 2011 e tem como objetivo levar o esporte a outros países para estimular o crescimento do futebol americano, principalmente através dos órgãos oficiais da nação.  O evento foi realizado pela primeira vez no Brasil e foi realizado no campo do Botafogo de Futebol e Regatas. “A experiência foi única e inesquecível. Pudemos aprender muito com os jogadores americanos e com certeza, iremos aplicar muita coisa nos treinos de nossa equipe, para que assim possamos evoluir cada vez mais no esporte.” Disse Thiago Lacerda.

Amanda Anacleto

Fotos: Raphael Matias

Legenda: Jogador americano com integrante do Tropa Campina.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo