Educação

Evento destaca capoeira como ferramenta pedagógica nas escolas municipais da cidade

Promovendo a salvaguarda e destacando o papel pedagógico de uma das expressões culturais mais conhecidas do Brasil, foi iniciada na manhã desta segunda-feira, 4, a II Semana Municipal da Capoeira de Campina Grande. A abertura aconteceu na Praça da Bandeira, com a formação de uma roda de capoeira, organizada pelos integrantes do Programa Capoeira nas Escolas. A programação segue até a próxima sexta-feira, 8 de novembro.

Ao longo da semana serão realizadas rodas de capoeira, nos turnos manhã e tarde, com a participação de estudantes de 41 escolas urbanas e rurais do Sistema Municipal de Ensino. As apresentações públicas têm o objetivo de levar à população o conhecimento sobre a capoeira e de que forma ela poder utilizada no cotidiano escolar para a formação dos estudantes.

De acordo com o coordenador do Programa Capoeira nas Escolas, Rosenberg Alves, o incentivo da Prefeitura de Campina Grande, na realização das atividades de capoeira em todas as escolas municipais, tem trazido resultados significativos na aprendizagem e disciplina dos estudantes que participam do programa.

“Por ano, são mais de 6 mil crianças praticando capoeira nas escolas da Rede Municipal. Começamos o projeto com a proposta de diminuir o preconceito racial nas escolas, mas descobrimos o quanto a nossa influência pode melhorar na disciplina das crianças, pois o aluno que treina a capoeira evolui na disciplina e na aprendizagem”, destacou.

A II Semana Municipal da Capoeira é realizada pela União dos Capoeiras do Planalto da Borborema (UCPB), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e o Instituto Alpargatas. As atividades serão encerradas com o 9º Seminário Capoeira – Educação e Cultura Afrobrasileira, realizado na sexta-feira, 8, a partir das 19h30, no Cine Teatro São José.

Codecom PMCG



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo