F-Secure faz alerta contra golpes de final de ano na internet

foto google
foto google

Longas listas de presentes, inúmeros sites de compra, transações bancárias e atenção redobrada. Realizar essas tarefas ao mesmo tempo no de final de ano parece impossível e muito estressante. Ainda mais quando o usuário se vê rodeado por diversos spams e ofertas maliciosas. Pessoas ocupadas e distraídas, que fazem compras on-line, podem ser mais suscetíveis a cair nas armadilhas de malwares que tentam roubar informações de cartões de crédito ou senhas de banco. Uma simples distração, um clique no lugar errado e essa dor de cabeça se multiplica instantaneamente. 

Esse é o motivo pelo qual a F-Secure (www.f-secure.com) considera essa época de compras o momento perfeito para mudar os hábitos de navegação na internet com uma dica simples: a “higiene” do navegador, que tem muita utilidade durante o ano todo. Configurar um navegador sem Java e direcioná-lo apenas para compras e transações bancárias garantirá a segurança dos dados do usuário.

“As pessoas caem em armadilhas on-line quando estão distraídas ou estão diante de uma sobrecarga de informações”, afirma Sean Sullivan, consultor de segurança na F-Secure Labs. “Há muitas guias abertas, muitas coisas acontecendo – e é quando você está mais propenso a clicar em um link malicioso ou fazer download de algo que não deveria”, alerta o executivo.

Muitos estudos mostram que realizar várias tarefas ao mesmo tempo gera resultados insatisfatórios e deixa a pessoa mais propensa a cometer erros. Separar as tarefas e manter o foco em uma coisa por vez ajuda a ter mais concentração. Quando o usuário estiver on-line e atento às questões “financeiras”, conseguirá detectar melhor as armadilhas maliciosas que tentam afetar suas informações confidenciais.

Devido a todos os problemas de segurança no navegador com o Java, a F-Secure recomenda desabilitá-lo totalmente. No entanto, se um determinado site exigir o Java para continuar a operação, a melhor coisa a fazer será habilitá-lo somente em um navegador alternativo, usado apenas para acessar esse determinado site.

Que navegador usar para cada finalidade? Na verdade, isso não importa. Basta que você separe suas atividades financeiras para que esteja mais seguro ao realizar as transações. Uma pessoa que tem o Gmail e acessa muito o YouTube talvez prefira usar o Chrome para entretenimento e tarefas casuais e usar outro navegador para fazer compras e transações bancárias.

Usar diferentes navegadores para diferentes tarefas é “apenas um bom hábito de higiene com o navegador”, explica Sullivan. “Se seus hábitos pessoais não forem satisfatórios, você poderá ficar doente. Da mesma forma, se você não tiver hábitos seguros com o navegador, você poderá contrair outro tipo de vírus”, complementa.

“É sempre muito importante utilizar serviços confiáveis de empresas de segurança de software, mas também é necessário que o usuário tome medidas preventivas contras ataques de malware durante as compras. Manter o navegador sempre atualizado, além de utilizar produtos de proteção em todo equipamento conectado é o primeiro passo para evitar danos”, afirma Leandro Hernandez, Vice-Presidente da F-Secure para América Latina.

Dicas de segurança para o navegador:

  • Configure um navegador e o dedique apenas para realizar transações financeiras, como compras e operações bancárias;
  • Certifique-se de que todos os plug-ins de seu navegador estão atualizados;
  • Desabilite o Java – a menos que realmente precise dele em um determinado site. Acesse esse site com um navegador separado, habilitado para o Java;
  • Alerte seus familiares para configurar também um navegador separado para compras e transações bancárias;
  • Utilize um bom software de segurança na internet, como o F-Secure Internet Security, que oferece proteção à navegação em sites maliciosos e proteção a transações bancárias para manter a segurança das sessões de transações bancárias on-line.

 

Sobre a F-Secure

 

A F-Secure desenvolve soluções de segurança em software e serviços com o objetivo de proteger conteúdos que trafegam em computadores e dispositivos móveis de empresas e usuários finais. Comercializadas no modelo SaaS, as soluções da F-Secure são utilizadas por mais de 200 operadoras de telefonia em 40 países, totalizando um mercado potencial de 250 milhões de clientes de banda larga fixa e móvel. Fundada em 1988 e com sede em Helsinque, na Finlândia, a F-Secure conta com mais de 990 profissionais espalhados em 20 países, incluindo o Brasil. A empresa está listada na NASDAQ OMX Helsinki Ltd. Website: www.f-secure.com.

Informações para a imprensa:

Sing Comunicação de Resultados
Karoline Pereira, Tatiane Dantas, Janaína Leme e Melissa Sayon
Fone: (11) 5091-7838
kpereira@singcomunica.com.br
tdantas@singcomunica.com.br
jleme@singcomunica.com.br
msayon@singcomunica.com.br



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo