DestaquesParaíba

Fake News no Poder Judiciário é tema de webinário da Esmafe/PB

A Escola de Magistratura Federal da 5ª Região – Núcleo Paraíba (Esmafe/PB) realiza, na próxima terça-feira (15), o webinário “Fake News. O que é isso? – Debate sobre o conceito de verdade para juízes”. A conferência on-line será transmitida, a partir das 20h, no YouTube da Esmafe5.


Participe: https://bit.ly/3I6YEMS


O evento contará com a participação do juiz federal e doutor em direito Bianor Arruda, além de dois convidados: o professor e filósofo João Maurício Adeodato, da FDV e Faculdade 9 de Julho, e a jornalista Mariana Barbosa, organizadora e autora do livro Pós-verdade e Fake News – A guerra de narrativas.

De acordo com Arruda, que também é diretor da Esmafe-PB, a proposta do webinário é discutir o tema a partir de dois eixos. “O filosófico, o que é isso que chamamos verdade e por que razão damos o crédito de verdadeiro a determinadas narrativas e a outras não; e o jornalístico, de onde vem essa expressão ‘fake news’ e por que ela se tornou tão comum”, especificou.

Ainda conforme o magistrado federal, o evento explicará “como identificar a prática das ‘fake news’ e se ela ocorre apenas no âmbito das redes sociais e da ‘deep web’ ou se também ocorre no âmbito da imprensa formalmente estabelecida: rádios, jornais, TVs e portais na Internet”.

Serão discutidos também os conceitos de “fato” e de “verdade”, a ideia de “guerra de narrativas”, o papel da imprensa, o fenômeno da desinformação no âmbito da “deep web” e diversos outros questionamentos relevantes para que magistrados, jornalistas e a comunidade em geral possam lidar com esse fenômeno típico da sociedade em rede e da hiperinformação.

Assessoria de Comunicação



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo