Paraíba

Feira livre de Areia é revitalizada na Paraíba

A feira municipal da cidade de Areia foi reinaugurada no sábado (13/7), no Mercado Público. A cidade está localizada a 135 quilômetros de João Pessoa e é a terceira a receber o projeto Nossa Feira Popular e Solidária no estado. As duas anteriores foram Boqueirão e Conceição. A feira de Areia abriga 238 feirantes que agora terão barracas novas e padronizadas para comercializar seus produtos.

A iniciativa faz parte da estratégia Município Mais que Digital do Banco do Brasil com os municípios, cujo objetivo é fortalecer a economia local, por meio do estímulo às soluções digitais de pagamento com uma perspectiva territorial  que beneficia todos os atores locais e promove o desenvolvimento sustentável.

Os feirantes passaram por processo de formação em educação financeira e a tecnologia social Oásis (ferramenta de mobilização para solucionar problemas nas cidades) foi uma das metodologias usada para estimular o desenvolvimento comunitário. A comunidade areiense participou de oficinas para fortalecer a expressão da cultura local na feira.

A feirante Maria Creuza ficou tão feliz com as novas barracas e a revitalização da estrutura. Ela afirmou ser este um modelo de projeto que deveria ser desenvolvido em todos os municípios do país.  “Eu trabalho há 22 anos na feira, nunca vi uma coisa maravilhosa como está bem organizada, com boas barracas. Deveria ter em toda a região. O espaço ficou bom, tudo organizado. Merece ter em toda a região do país.

O projeto Nossa Feira Popular e Solidária recebeu investimento social no valor de  R$ 10 milhões da Fundação BB para ser aplicado em duas etapas e atender 21 municípios em quatro estados do Nordeste brasileiro: Piauí, Paraíba, Maranhão e Bahia.  Na primeira etapa foram disponibilizados R$ 2 milhões, e no atual estágio o investimento é de aproximadamente R$ 8 milhões para revitalização, estruturação das feiras e capacitações.

O prefeito da cidade João Francisco, destacou que a revitalização da feira do Mercado Público é o primeiro passo para inúmeras melhorias que serão construídas no município para a cidade ultrapassar fronteiras. “Não vamos parar por aqui, nós podemos fazer mais para os feirantes e para a população porque nós temos que crescer e contamos com o apoio do Banco do Brasil e da Cáritas para que Areia se torne uma cidade de vanguarda”, enfatiza.

A cartilha gibi “Conectados” também foi distribuída para os estudantes da rede municipal de Areia para promover a educação financeira de forma lúdica, por meio de histórias que retratam os benefícios da utilização dos meios digitais de pagamento.

Na solenidade, estiveram presentes além do prefeito, o  presidente da Câmara Municipal de Areia, Neto da Ceral, lideranças locais, representantes do Banco do Brasil e da Cáritas Brasileira

Investimento Social na Paraíba

A Fundação BB vem apoiando várias iniciativas na Paraíba. Nos últimos dez anos investiu aproximadamente  R$ 55 milhões em  mais de 165 projetos, para 98 municípios, alcançando  mais de 480 mil pessoas

comunicacao@fbb.org.br

 



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo