Entretenimento

Férias exigem atenção redobrada com as crianças para evitar acidentes

As férias chegaram! Quem tem filhos sabe, porém, que esse período não é sinônimo de descanso. É justamente nessa época do ano em que é preciso ter cuidado redobrado com as crianças para prevenir acidentes. Com a quebra da rotina, os pequenos têm mais tempo livre e podem se envolver em situações perigosas que colocam a vida deles em risco, seja durante as viagens e passeios em família, seja dentro da própria casa.

Segundo o pediatra da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Hamilton Robledo, os acidentes acontecem em um momento de descuido ou de excesso de confiança dos adultos. “Quando a família está em um ambiente novo, como um hotel, os pais ficam mais vigilantes, pois ainda não conhecem os perigos do local. Já em casa, tendem a relaxar por estarem habituados e dão mais liberdade às crianças. Por causa disso, a maioria dos acidentes ainda ocorre dentro de casa”, revela.

Entre os principais problemas em que as crianças se envolvem, estão a queda, que pode ser causada, inclusive, pelos brinquedos ganhados no Natal, como patins, skate e bicicleta, intoxicação por ingestão de medicamentos ou produtos de limpeza e o afogamento no mar ou piscina.

Se a criança for vítima de uma dessas situações, é preciso fazer uma rápida avaliação da gravidade. “É preciso procurar ajuda médica no Pronto Socorro Infantil, caso o pequeno tenha caído e batido a cabeça e apresente vômitos, sonolência excessiva, palidez e limitação de movimentos, se tiver sintomas de trauma ortopédico, no caso de queimaduras graves ou extensas e se tiver ingerido medicamentos, produtos de limpeza ou objetos. Em situações de afogamento, a assistência deve ser imediata. Cada minuto é precioso em uma situação de emergência”, alerta o médico.

Fique atento!

Em casa

  • Não deixe crianças menores de três anos sozinhas;
  • Armazene produtos de limpeza em embalagens adequadas e em prateleiras altas ou em armários trancados à chave;
  • Nunca deixe medicamentos sob o alcance das crianças;
  • Selecione os brinquedos de acordo com a idade das crianças;
  • Proteja as crianças com os equipamentos de segurança (joelheira, cotoveleira e capacete), quando forem andar de patins, skate ou bicicleta.

Em viagens

  • Fique sempre próximo da criança;
  • Brincadeiras na água só devem acontecer sob a supervisão de um adulto;
  • Passe protetor solar a cada 3h;
  • Evite exposição da criança ao sol entre 11h e 16h;
  • Estimule a ingestão de líquidos ao longo de todo o dia para promover a hidratação.

 

Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo

A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo é composta por três modernos hospitais que fazem parte da história da capital paulistana: Pompeia, Santana e Ipiranga. Excelência médica, qualidade diferenciada no atendimento, segurança, humanização e expertise em gestão hospitalar são seus principais pilares de atuação. As Unidades têm capacidade para atendimentos eletivos, de emergência e cirurgias de alta complexidade, como transplantes de medula óssea. Hoje, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo presta atendimento em mais de 60 especialidades, oferece ao todo 682 leitos e um quadro clínico de mais de 4 mil médicos qualificados. Seus hospitais possuem importantes acreditações internacionais, como a da Joint Commission International (JCI), renomada acreditadora dos Estados Unidos reconhecida mundialmente no setor, a Acreditação Internacional Canadense e a da ONA (Organização Naci onal de Acreditação). A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo faz parte da Sociedade Beneficente São Camilo, uma das entidades que compreende a Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos), uma entidade religiosa presente em mais de 30 países, fundada pelo italiano Camilo de Lellis, há mais de 400 anos. No Brasil, desde 1928, a Rede conta com expertise e a tradição em saúde e gestão hospitalar da Ordem global.

 

Informação para a Imprensa

Ketchum Agência de Comunicação
Ariane Salles – ariane.salles @ketchum.com.br (11) 3677-4458

Juliana Fernandes – juliana.fernandes@ketchum.com.br (11) 5090-8900 ramal 8999



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo